Encontro de Bovinocultura de Corte discute aumento de produção e Meio Ambiente

11.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Valmir Araújo

O Encontro de Bovinocultura de Corte apresenta tecnologias para melhorar eficiência do sistema produtivo e diminuir impactos ao Meio Ambiente. O evento que aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), na Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária faz parte de uma variada programação voltada para o desenvolvimento de um importante setor da econômica tocantinense: a pecuária.

O encontro da Bovinocultura contou com a apresentação da palestra “Alternativas Para Maior Produção no Período da Seca: do Sal Com Ureia até o Confinamento”, do pesquisador Sérgio Raposo de Medeiros, da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande. Na ocasião, foi apresentado técnicas como suplementação de animais e o confinamento e o semi-confinamento como estratégias para se obter boa produção em áreas de pastagens secas (regiões com longos períodos sem chuva, como o Tocantins).

Segundo o palestrante, o emprego de tecnologias pode trazer melhorias para o rebanho, como a redução da idade do abate, melhoria de eficiência do sistema (menor emissão de gases efeito estufa), melhora qualidade da carne e por fim proporciona aumenta de rentabilidade. “É preciso ter planejamento para o rebanho, verificando insumos, dietas e pesos do animal, para alcançarmos o melhor resultado de produção”, afirmou o pesquisador da Embrapa.

Outra palestra do encontro foi “Produção de Bovinos de Corte em Pastejo: Qual o Potencial para o Tocantins?”, do professor zootecnista Emerson Alexandrino, da UFT – Universidade Federal do Tocantins. Nessa apresentação, o foco foi a necessidade de se aumentar produtividade. “Aumentar produtividade é uma questão de sobrevivência do pecuarista, porque o mercado hoje exige cada vez mais produtividade”, afirmou o professor.

Segundo Alexandrino é preciso planejamento, porque a principal causa da baixa produtividade é a falta muito alimento no período da seca e por outro lado sobre alimentos no período das cheias. Como alternativas a essa realidade, ele citou o confinamento e a irrigação.

Ainda participou do Encontro, o presidente do grupo Origene, Julio Resende, que presenteou uma palestra com o tema: “Pecuária e a Visão do Alimento Sustentável”. Na ocasião, o presidente também falou sobre manejo de gado de corte, com foco no sistema desenvolvido pelo grupo origine. “Temos um projeto de produção sustentável, através de pilares, que desenvolvemos para produzir uma carne de qualidade e ao mesmo tempo diminuir impactos ambientais”, afirmou Resende.

O Encontro da Bovinocultura de Corte contou a participação de cerca de 50 pessoas, entre produtores, técnicos e acadêmicos. Para o produtor João Domingos Nogueira, do município de Cristalândia, o encontro foi importante para conhecer praticas eficientes de manejo. “Eu trabalho com gado de corte e pude tirar dúvidas sobre manejo e confinamento”, afirmou Nogueira. Segundo ele, essas práticas serão utilizadas em sua propriedade.

Durante a Agrotins 2012, também aconteceram o I Encontro de Confinadores, a 2ª Feira de Reprodução Animal, o Julgamento de Rebanhos (bovinos, caprinos e ovinos), as Provas Equestres e o Feirão de Reprodução. Nesta sexta, ainda acontece o Encontro da Bovinocultura de Leite. A maior Feira de Tecnologia Agropecuária da Amazônia começou na terça-feira, 8, e segue com programações até sábado, 12.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025