Empresa de São Carlos desenvolve sensor para medir umidade da terra

08.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

Baseada nos mesmos conceitos para medir a umidade do ar, a empresa Sencer, de São Carlos (a 230 km de São Paulo), prepara o lançamento de um sistema sensor para medir a umidade da terra, um produto pioneiro que deve chegar até o final do ano no mercado nacional. Os sensores cerâmicos nanoestruturados foram desenvolvidos a partir de pesquisas acadêmicas e prometem contribuir para a redução no volume de água e de energia elétrica em relação à irrigação sem controle algum.

Sonia Maria Zanetti, diretora executiva da empresa e doutora em Química, trocou a carreira acadêmica e se lançou nessa nova empreitada quando descobriu as possibilidades desses sensores. “Já realizamos os testes em laboratório e agora vamos testar no campo em culturas de batata, laranja, entre outras”, explica.

A empreendedora esclarece que são necessários quatro sistemas de sensores para cada hectare de terra, mas o número pode variar de acordo com o solo. “Quanto mais homogêneo o solo, menor o número de sensores necessários”, afirma. Os sensores são acoplados a um medidor, que será utilizado periodicamente pelo agricultor para determinar a umidade do solo. A partir desses dados, o produtor rural pode definir o volume de água realmente necessário para irrigar a plantação. É o que se chama de irrigação inteligente.

“No futuro, pretendemos desenvolver um sistema de leitura com rádio-freqüência”, diz Sônia. A empresa também pretende desenvolver sensores para silos, monitorando a umidade do local. “Estima-se que cerca de 10% da produção de grãos seja perdida nos silos devido a condições de umidade inadequada”, aponta a pesquisadora.

A Sencer é uma empresa que está instalada na Incubadora de Empresas de São Carlos, também conhecida como Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes (CEDIN). A unidade é gerenciada pelo Instituto Inova e conta com parceria da Prefeitura de São Carlos e do Sebrae/SP.

Edmir Nogueira

Ex-Libris Comunicação Integrada

(16) 3376-1734

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025