Empresa brasileira desenvolve produto que promete revolucionar o controle de formigas cortadeiras no país

07.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: APS & Painel de Notícias Assessor

Após 10 anos de pesquisas e desenvolvimento, a Ecco Conttrol, empresa brasileira pioneira em oferecer soluções para o controle de pragas urbanas, apresenta ao mercado agrícola um método inédito de combate às formigas cortadeiras. Trata-se do FUMACÊ, produto que oferece a modalidade de nebulização catalisada, ou seja, sem necessidade do uso nenhum tipo de maquinário. Apresentado em bisnagas de 65 gramas, FUMACÊ contém formulação em pasta que, ao ser acesa, produz uma neblina densa e pesada que percorre rápida e profundamente todas as galerias e panelas do formigueiro, eliminando formigas cortadeiras de forma eficiente, prática e com custo reduzido.

Conhecida popularmente como saúva, a Atta capiguara é responsável por enormes prejuízos em áreas urbanas e agrícolas como plantações de cana-de-açúcar, café, citrus e, ainda, plantios florestais e pecuária. Atualmente, o controle desse inseto-praga é realizado através de sistemas convencionais como iscas formicidas, pós secos e termonebulização, porém, todos estes métodos possuem restrições, como por exemplo, condições climáticas específicas, dificuldade de atingir colônias grandes de formigueiros, alto investimento com maquinários e pessoal especializado, riscos de acidentes com a contaminação de pessoas e do meio ambiente e etc. “Submetemos o produto a testes de eficiência técnica, realizados por pesquisadores de São Paulo e do Paraná e comprovamos que FUMACÊ consegue superar todas estas restrições”, afirma Cristiano Schüller, Diretor Comercial.

FUMACÊ resiste a umidade, pode ser aplicado em qualquer época do ano, independentemente das condições climáticas; provoca uma paralisação mais rápida das atividades, matando o formigueiro de imediato; elimina colônias pequenas, médias e grandes (acima de 200 m2) e tem baixo efeito residual, não se acumulando no ambiente.

As pesquisas sobre os prejuízos causados pelas saúvas são raros, principalmente pela dificuldade da real avaliação a campo (metodologia de estudo), da idade do formigueiro etc. No entanto seguem alguns dados:

Um sauveiro adulto pode provocar a perda de 3,6 toneladas de cana de açúcar/ano o que equivale à produção de 450 kg de açúcar ou 300 litros de álcool. (Loeck A. E. & Grutzmacher D.D, 2001)

10 sauveiros com 5 anos de idade, ocupando uma área de 750 m2, consomem 21 kg de capim/dia que é o consumo de um bovino no pasto.(Amante, 1997)

Um formigueiro de 10 m2, do 2º. para o 3º. ano de vida, consome cerca de uma tonelada de folhas por ano, o que corresponde a cerca de 111 árvores de Eucalyptus grandis, com 4 anos , plantadas a uma densidade de 1.300 árvores/há. (Amante, 1968)

Apresentando em bisnaga de 65 gramas, o produto conta com formulação em pasta, com o ingrediente ativo Cipermetrina. Age por contato e ingestão, atingindo rapidamente o sistema nervoso central, afetando o canal de sódio, provocando a paralisação imediata e a morte dos insetos. Esta ação rápida (Efeito de Choque) é também conhecida por “Knock down”.

Após aceso, produz uma fumaça equivalente a 90 m³ de neblina tóxica, densa e pesada, que penetra rápida e profundamente por todas as galerias e panelas do formigueiro.

Basta retirar a tampa do tubo, apertar para sair um pouco de pasta e acender com um isqueiro. O tubo inicialmente vai formar uma chama e alguns segundos depois se transforma em fumaça. É nesse momento que introduzimos o tubo no olheiro de alimentação de preferência (olheiro de alimentação é aquele usado pelas formigas para carregar as folhas recém cortadas). A reação começará a se intensificar e vai produzir uma grande quantidade de fumaça pesada que irá circular por dentro das galerias subterrâneas do formigueiro e suas panelas, matando na hora os insetos encontrados pela fumaça.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025