Agropecuária retoma níveis pré-crise de 2008 e PIB deve crescer 7% em 2010
Após 32 anos de parceira, a SELECT SIRES INC. adquire a SEMEIA, empresa de seleção, melhoramento e inseminação artificial fundada em 1978 pelo sócio-diretor Léo Fraga Warszawsky, médico-veterinário especialista em reprodução bovina. Com 45 anos de formação e dedicação aos estudos e trabalhos em reprodução e genética animal, Warszawsky transfere o comando da empresa líder no mercado de inseminação artificial na região Sul do Brasil para a líder mundial em genética bovina.
“A SELECT SIRES, considerada a maior central de cooperativas de inseminação artificial do mundo, com sede nos Estados Unidos, se propõe a dar continuidade aos programas implementados pela SEMEIA e manter a mesma filosofia de serviços prestados atuando com integridade, seriedade e franqueza na relação com os clientes e parceiros”, anunciou Warszawsky.
O sócio-diretor da SEMEIA relembrou ainda o comprometimento assumido pela SELECT SIRES de seguir provedora de uma genética superior de alta fertilidade, acompanhada de eficientes serviços e qualificada orientação em manejo da reprodução como firmaram no início da parceria.
Para o vice-presidente da SELECT SIRES INC. Lon D. Peters a aquisição representa a consolidação de um trabalho iniciado há mais de três décadas e que vem ao encontro do que propõe a SELECT SIRES: “Atuamos para realçar a produtividade e a lucratividade dos produtores de leite e corte e, aqui, também iremos ampliar o atendimento a um mercado cada vez mais promissor como o Brasil”, finalizou.
SELECT SIRES é reconhecida pelo seu diferencial na atuação no mercado da genética animal internacional
A SELECT SIRES é uma empresa de seleção, melhoramento genético e inseminação artificial com 45 anos de atuação e formada por 10 cooperativas dos Estados Unidos (EUA). Essa união lhe permite ser considerada a maior central de cooperativas de inseminação artificial do mundo. Tem sede em Plain City, no estado de Ohio (EUA), e reúne quase 800 funcionários, sendo 750 nos Estados Unidos e 30 no Canadá. Está presente em 90 países através da venda de sêmen e produtos de melhoramento animal e mantém uma forte rede de contatos e de pesquisas nas mais diversas universidades americanas e canadenses, onde mantém parcerias para realizar, inclusive, testes de progênies. Conforme o presidente e CEO da SELECT SIRES, David Thorbahn, a empresa atua com três prioridades: foco no mercado de animais das raças leiteiras e de corte; metas para elevar o melhoramento genético através da utilização intensiva da inseminação artificial, no mundo; e, qualificar tecnicamente profissionais para alcançar os objetivos da empresa. A SELECT SIRES mantém mais de dois mil animais de Corte e Leite estabulados (em espera de prova e ativos, isto é, em coleta), sendo 1,7 mil touros em Plain City e 400 reprodutores no estado da Pensilvânia (EUA), conforme enumerou o vice-presidente e responsável pelo Marketing da SELECT SIRES, Lyle Kruse.
Em Plain City, além da sede da SELECT SIRES, são assegurados os programas de seleção e controles de qualidade genética animal; realizadas pesquisas e coletas de sêmen e, produzidos alimentos que serão destinados aos animais sob os maiores critérios e rigor de higiene e sanidade. Isso pode ser comprovado no Laboratório de Processamento de Sêmen e Controle de Qualidade da SELECT SIRES liderado por Clif Marshall, um dos maiores especialistas da atualidade na área de reprodução bovina. O trabalho de Marshall, que foi homenageado este ano pela NAAB (National Association of Animal Breeders/Associação Nacional de Criadores de Animais) tanto pela sua contribuição à genética quanto pela sua especialização científica e experiência, consiste em aplicar precisão no processo de seleção do sêmen. A SELECT SIRES mantém dois laboratórios que fazem o controle de qualidade, diária, dos 450 reprodutores que estão em coleta contínua, e um específico para sêmen sexado. Com detalhismo típico dos cientistas, Marshall explicou que são realizados cinco diferentes testes para verificar a qualidade do sêmen recém-coletado. No exame de 12 milhões de doses de sêmen, em 2009, 11 milhões de doses de sêmen foram qualificadas para venda e exportação. “Queremos assegurar que o produto enviado mundo afora terá condições de emprenhar uma vaca”, reiterou.
O responsável pelo gado Holandês da SELECT SIRES nos Estados Unidos e no Canadá, Brian Garrison, por exemplo, reafirma o compromisso com os produtores: “Buscamos criar o que os produtores de leite precisam. Desta forma, atuamos com rebanhos comerciais, de show, e produção de animais de elite para produção de reprodutores, vacas e embriões.” A quantidade de opções de material genético disponível e de reprodutores jovens com mérito genético superior que a SELECT SIRES coloca no mercado são diferenciais para a realização da melhor seleção. No Teste de Progênie de Touros Jovens (PGA) da SELECT SIRES são testados 420 touros, por ano (a coleta de sêmen se dá somente após 12 meses e em 4,5 anos já são apresentados os resultados das provas). A SELECT SIRES comercializa também touros jovens chamados “Super Samplers” com projeções genômicas (marcadores genéticos) de provas.
Luciana Bueno
Luciana Bueno Escritório de Comunicação
(51) 9181-7734
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura