C.Vale e Basf mobilizarão mais de 1.500 alunos no Projeto Mata Viva
No início de 2008 os produtores rurais da cidade de Madre de Deus de Minas/MG, localizada a 233 quilômetros de Belo Horizonte e que tradicionalmente cultiva feijão e milho, introduziram na região a cultura do trigo, inédita até então. Os agricultores locais decidiram apostar na triticultura em virtude da boa cotação do cereal no mercado e das condições climáticas favoráveis da região, semelhantes as do norte do Paraná, um dos principais pólos produtores do País. A iniciativa foi dos produtores Shigeo Okada e Yoshitaka Nagayma, que decidiram investir no trigo, porém não tinham experiência na produção desta sensível cultura.
Como necessitavam de orientação técnica especializada, os produtores procuraram o proprietário da distribuidora de insumos agrícolas Espaço do Produtor, Raimundo Cordeiro, que trabalhou muitos anos com a cultura do trigo na região Sul do Brasil. Segundo Cordeiro, ele embarcou nessa idéia “porque Madre de Deus tinha tudo para que o cereal desse certo, só faltava os produtores acreditarem na cultura e foi o que aconteceu”.
Cordeiro indicou aos produtores o uso do programa Muito Mais Trigo da Bayer CropScience. As soluções tecnológicas recomendadas levaram a uma colheita próxima de 56 sacas por hectare para o trigo de sequeiro e 95 sacas por hectare para o trigo irrigado, o que animou os produtores a aumentarem a área plantada. “Se conseguisse o retorno do dinheiro gasto já estaria bom, mas, quando fiz as contas, vi que havia obtido 35% de lucro por hectare. É tão bom quanto o milho. Devo chegar a 350 hectares na próxima safra”, comenta Okada.
De acordo com Douglas Scalon, gerente de culturas Soja, Milho, Feijão e Cereais da Bayer CropScience na região, , o programa Muito Mais reúne um portfólio de soluções de alta performance, com produtos adequados para os triticultores. “Um dos grandes diferenciais do programa é a flexibilidade, pois pode ser adequado às necessidades de cada produtor. Além de produtos inovadores, o Muito Mais Trigo oferece assistência técnica especializada”, afirma.
Diante do sucesso conseguido, outros produtores rurais da região estão dispostos investir na cultura de trigo, sendo uma ótima opção para aumentar seus rendimentos e promover a rotação de culturas no período de inverno. “Acredito que pelo menos mais 20 produtores irão plantar trigo, totalizando cerca de dois mil hectares”, ressalta Cordeiro.
Informações adicionais: www.bayercropscience.com.br
Fonte: LVBA Comunicação - (11) 3039-0653
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura