Canola tem bom desenvolvimento no Noroeste do Rio Grande do Sul
A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, amplia sua rede de cooperação internacional. A unidade de pesquisa, a partir deste mês, é participante, na condição de parceira associada, do Vinifera Euromaster, programa para a formação de Mestres em Viticultura e Enologia mantido por consórcio de instituições de ensino superior dos principais países vitivinícolas do Velho Mundo – França, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. A integração da Empresa ao programa foi aprovada oficialmente pela própria Agência Europeia.
A parceria, anota o articulador internacional da Embrapa Uva e Vinho, pesquisador Jorge Tonietto, viabilizará diversas atividades, bancadas pela Agência, como a oferta de suporte financeiro para o desenvolvimento de projetos acadêmicos e a concessão de bolsas de estudo para estudantes europeus que queiram fazer estágio no Brasil ou vice-versa. Também, no contexto da cooperação, pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho poderão visitar instituições integrantes do consórcio Euromaster o que deve ampliar a cooperação científica de interesse do Brasil.
A unidade, a propósito, já está recebendo seu primeiro estudante dentro do programa. Trata-se do francês Gaspar-Emmanuel Desurmont, 32 anos, desde o começo do mês na Embrapa Uva e Vinho, onde ficará por três meses. Por conta de sua condição de aluno do Vinifera Euromaster, Desurmont já desenvolveu seus estudos na França, Portugal e Alemanha, mobilidade que faz parte da filosofia do consórcio. Integrante de uma turma de 21 estudantes, de 14 países, ele diz ter como projeto profissional identificar no Brasil região vitivinícola apta ao desenvolvimento da produção de uvas para vinhos finos no conceito de produção sustentável e equitável – para a qual se propõe, inclusive, a buscar investidores europeus para negócios em parcerias no Brasil..
A parceria com o Vinifera Euromaster, observa Lucas da Ressurreição Garrido – Chefe-Geral da Unidade, vincula-se à política da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de ampliar sua cooperação internacional, seja assessorando países em desenvolvimento, bem como cooperando com países líderes mundiais na geração de conhecimento tecnológico e inovação. O convite para que a Embrapa Uva e Vinho viesse a fazer parte do Euromaster partiu da Universidade Técnica de Lisboa - ISA, tendo sido formulado neste ano, acrescenta.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura