Embrapa Trigo e Aprosoja formalizam parceria no RS

Uma ata de intenções de mútua cooperação foi assinada pelos gestores da Embrapa Trigo e da Aprosoja-RS no dia 07/12, em Cruz Alta, RS

21.12.2021 | 15:20 (UTC -3)
Joseani Antunes

A formalização da parceria vai permitir o início de ações de pesquisa e transferência de tecnologias voltadas ao sistema produtivo da soja no estado.

De acordo com Giovani Faé, chefe de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Trigo, o acordo prevê uma série de atividades, como fóruns regionais, avaliação de cultivares e pesquisas “on-farm”, onde a geração de conhecimentos conta com a participação direta dos produtores e da assistência técnica nas propriedades.

“De forma preliminar, já foram levantados temas para pesquisa e transferência em genética, manejo do solo, adubação, ajuste fitotécnico, bioinsumos e diversificação de culturas. Mas a ideia é contar com o produtor e o engenheiro agrônomo da propriedade na definição das prioridades, atuando como multiplicadores dos resultados na região”, explica Faé.

A partir da indicação das propriedades pela Aprosoja-RS, serão instaladas sete unidades de referência tecnológica em Alegrete, Bagé, Tapes, Santiago, Giruá, Cruz Alta e Lagoa Vermelha. As ações devem iniciar logo após a colheita da soja, com planejamento para os próximos dois anos.

“A melhor safra de verão começa no inverno”, sentencia Jorge Lemainski, chefe-geral da Embrapa Trigo. Segundo ele, a boa cobertura do solo e o aporte de raízes geradas pelos cereais de inverno vão refletir na produtividade da soja no verão: “Estudos da Embrapa Soja mostraram que o cultivo de trigo no inverno pode resultar em um aumento superior a 50% na produtividade da soja em relação ao pousio”.

Lemainski destaca, ainda, os objetivos da parceria da Embrapa Trigo com a Aprosoja-RS: “Esta parceria vai fazer com que as tecnologias desenvolvidas pela ciência realmente aconteçam no campo, com o conhecimento apropriado pelo produtor e assistência técnica para um manejo mais eficiente nas lavouras, resultando em mais renda e menos riscos na produção da soja”.

Décio Teixeira, presidente da Aprosoja-RS, observa que os produtores estão motivados com a parceria: “A expectativa é avaliar as tecnologias junto com os produtores associados. A verificação dos resultados nas propriedades vai possibilitar maior segurança nos investimentos e ampliar o potencial das lavouras gaúchas”, conclui Teixeira.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024