CNA e Embrapa debatem programa Soja Baixo Carbono
Objetivo é criar critérios mensuráveis das técnicas de manejo empregadas na produção, com foco em ações que mitiguem as emissões de Gases de Efeito Estufa
Três trabalhos da Embrapa Territorial estarão expostos na vitrine virtual da Feira Agrotecnológica do Tocantins 2021 (Agrotins 2021), evento a ser realizado de 15 a 18 de junho, de forma remota. No pavilhão institucional da Embrapa, o visitante encontrará materiais sobre o estudo que revelou o papel do mundo rural tocantinense na preservação ambiental. Ali também estarão informações sobre as rotas de escoamento da produção agropecuária pelo estado e sobre a plataforma digital GeoMatopiba. O acesso ao pavilhão da Embrapa se dará pela página do evento.
A plataforma GeoMatopiba gera, de forma interativa e integrada, mapas e dados sobre o Matopiba, região de cerrado com forte expansão agropecuária nas últimas décadas. Dentro da tecnologia, há duas entradas. No GeoWeb Matopiba, o usuário encontrará dados da caracterização da região, organizados em cinco quadros: natural, agrícola, agrário, socioeconômico e de infraestrutura. As informações sobre a região são complementadas com quatro painéis temáticos, sobre: produção agropecuária, crédito rural, empregos formais relacionados à agropecuária e tecnologias da Embrapa. Para navegar pela plataforma, basta clicar aqui.
Outro trabalho que será levado ao pavilhão mostra a contribuição do mundo rural na preservação ambiental do Tocantins. Por meio do processamento dos dados espaciais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do estado, a equipe da Embrapa Territorial revelou, em gráficos, mapas e números, as áreas utilizadas pela agropecuária tocantinense e as áreas dedicadas à preservação dentro dos imóveis rurais. A metodologia já foi aplicada em outras esferas territoriais e está detalhada na página do estudo.
As informações sobre as rotas dos principais produtos agropecuários do Tocantins e as indicações de obras prioritárias para aumentar a competitividade do agro tocantinense foram extraídas do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog). O produto foi desenvolvido pela Embrapa Territorial a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2018, e está em constante atualização de dados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura