Embrapa Soja esclarece dúvidas sobre mela em Chapadão do Sul

14.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

O pesquisador da Embrapa Soja Maurício Meyer, em visita a Chapadão do Sul/MS para avaliar seus ensaios de mofo branco, presta um serviço de esclarecimento a comunidade chapadense sobre os sintomas da mela (Rhizoctonia solani AG1-IA).

Desde dezembro de 2009 nas regiões de solo mais leve (arenosos) com alta intensidade de chuva e sol forte, algumas lavouras de soja apresentavam sintoma de requeima das folhas, sintoma em parte semelhante à mela. A Fundação Chapadão mobilizou 52 consultores e técnicos ligados a revendas e empresas produtoras de defensivos em poucos minutos Meyer esclareceu que, apesar dos sintomas terem semelhança com a mela (Rhizoctonia solani AG1-IA), os sintomas ocorrentes nas lavouras de soja não tem característica de mela, devendo no entanto ser sintomas decorrentes da condições climáticas que vem ocorrendo insolação forte e umidade intensa, relata o diretor executivo da Fundação Chapadão, Edson Borges.

Borges manifestou seus agradecimentos à Embrapa Soja e ao pesquisador diante da boa vontade de prestar tais esclarecimentos, tão logo foi contatado. Borges afirma que tais esclarecimentos no momento oportuno são de grande valia, "pois não aplicamos defensivos nas lavouras e não levamos o produtor a promover gastos desnecessários, além de enriquecer os conhecimento técnicos na região".

O presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff, disse que, caso ainda exista alguma dúvida quanto ao procedimento no monitoramento e diagnose para identificação desta ou de outras doenças, os pesquisadores da Fundação Chapadão estão à disposição do produtor e dos técnicos da região dos chapadões.

Fonte: Edson Borges, Engo Agro MSc. Pesquisador e Diretor Executivo da Fundação Chapadão -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025