Com manejo nutricional diferenciado, pomares de laranja apresentam aumento de 70% em produtividade
Resultado foi obtido com a utilização de pacote tecnológico de fertilizantes fluidos que melhoraram a indução de flores e a formação dos frutos
A Embrapa Roraima voltou a oferecer aos produtores da região o serviço de análise de solos, ferramenta importante para avaliar a fertilidade do solo e fazer o planejamento da adubação para os plantios. O Laboratório da Embrapa é o único no Estado a oferecer esse tipo de serviço e possui certificação e selo de qualidade pelo Programa de Análise de Qualidade em Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), da Embrapa Solos.
Os agricultores interessados no serviço devem levar o solo coletado até a sede da Embrapa, na Rodovia BR 174, Km 8, Distrito Industrial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os valores variam de R$ 5 a R$ 40 reais, dependendo do tipo de análise. O resultado fica pronto em 20 dias úteis.
Entre as vantagens de se fazer a análise de solos está o uso racional de insumos, com a diminuição nos gastos com fertilizantes, uma vez que serão utilizadas as quantidades certas de adubos para suprir as deficiências do solo apresentadas na análise.
Segundo o agrônomo do setor de Transferência de Tecnologias, Lourenço Cruz, é importante que o produtor siga alguns critérios na coleta para garantir a confiabilidade do resultado. "O agricultor precisa coletar amostras simples em diferentes pontos de um mesmo solo para formar uma amostra composta e aumentar a representatividade das condições de local", explica Lourenço.
Mais informações sobre o serviço de análise de solos pelo telefone (95) 4009-7101 ou diretamente na Embrapa.
Tabela de preços
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura