Embrapa Rondônia apresenta tecnologias no Amazontech

20.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Kadijah Suleiman

“Micropropagação de café conilon” e “Fungo para combater a broca-do-café” são as duas tecnologias que a Embrapa Rondônia (Porto Velho) está apresentando no Amazontech 2011, de 18 a 22 de outubro, no Espaço Cultural, em Palmas (TO). Esta é a sétima edição do evento, promovido pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). No local, a Vitrine Tecnológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) conta com mais de 80 cultivares e sistemas de produção desenvolvidos para a Amazônia. O estande reúne tecnologias de 18 unidades da Empresa.

A micropropagação é uma das áreas da biotecnologia e compreende vários métodos de propagação vegetal em laboratório, chamado de cultivo in vitro. O método permite a produção de mudas com alta qualidade fitossanitária e melhores características agronômicas, durante todo o ano e em pequeno espaço físico, sob condições controladas. As culturas in vitro não necessitam de irrigação, adubação, pulverização com defensivos agrícolas e outras práticas que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.

O Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da Embrapa Rondônia, implementado em 2007, tem como objetivo a utilização desta técnica para a multiplicação clonal de espécies nativas e exóticas, incluindo o café conilon, o que pode representar um grande avanço para a agricultura de Rondônia.

Atenta à crescente preocupação com a saúde de agricultores e de consumidores, a Embrapa Rondônia trabalha na identificação de agentes biológicos para o controle da broca-do-café, a principal praga da cafeicultura no Norte do Brasil. O objetivo é substituir os agrotóxicos por soluções menos danosas às pessoas e ao meio ambiente como, por exemplo, utilizando o controle biológico. Os pesquisadores já identificaram quatro variações do fungo Beauveria bassiana com alto poder de combate ao inseto, podendo levá-lo à morte em 72 horas.

A broca se alimenta de frutos de café e cria canais que causam o apodrecimento dos grãos e trazem prejuízos ao produtor. Em um dos levantamentos realizados pela Embrapa Rondônia, em época de colheita, foram verificadas infestações de 34% a 41% em lavouras de café conilon do Estado, índices considerados preocupantes. Os insetos nascem e vivem dentro dos grãos, que podem ser infestados por mais de 20 brocas.

O controle da praga pode ser feito com inseticidas, mas em 2009 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o banimento do endossulfan, um dos agrotóxicos utilizados no combate à broca-do-café. De acordo com a agência, estudos apontam graves riscos à saúde das pessoas. O produto químico apresenta alta toxicidade, pode provocar desregulação endócrina e danos no sistema nervoso central.

Com a proibição do uso do endossulfan, tornou-se ainda mais essencial o desenvolvimento de alternativas para o controle da praga, explica o pesquisador da Embrapa Rondônia, José Nilton Medeiros Costa. O Beauveria bassiana é um fungo prejudicial somente à broca-do-café e não traz danos à saúde das pessoas e nem ao meio ambiente. “Por isso, se mostra uma boa alternativa para o controle da praga”, afirma o pesquisador.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025