Especialistas recomendam 18 novas cultivares de milho
Com a proposta de difundir as informações sobre inovação nas empresas, de forma rápida, objetiva e consistente a Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos-SP, Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA) e o AgroTechPark de Barretos-SP, promovem neste dia 23, a partir das 8h30, o Dia da Inovação, com a participação do ex-presidente da Embrapa, Silvio Crestana. Durante todo o dia serão debatidos no Barretos Country Hotel, em Barretos, temas como a importância da cultura da inovação nas empresas, perspectivas, estratégias e ações para implantação do AgroTechPark, ente outros.
Além de cientistas da Embrapa Instrumentação Agropecuária, ainda participam pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados da USP São Carlos, Instituto Inova, empresários, consultores da área ambiental e do próprio AgroTechPark.
Crestana vai discutir a inovação no cenário nacional e internacional, enquanto o coordenador RIPA, Paulo Cruvinel, apresentará a inovação como diferencial competitivo. O chefe geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Álvaro Macedo, será um dos moderadores do debate. Já o gestor de Negócios da Unidade, Carlos Pusinhol, vai mostrar os desafios da inovação, como um dos três case de sucesso. Os outros dois são sobre a inovação em pesquisa com biodiesel e cadeia de carne.
Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Barretos, Samir H. A. Karnib, o evento vai proporcionar maior segurança jurídica e operacional, assim como contribuirá para facilitar o acesso às oportunidades de financiamento nas áreas de C,T&I. O dia da Inovação será realizado em quatro cidades que ocupam posição de destaque no segmento empresarial do agronegócio, como Barretos, sede do AgroTechPark; Curitiba-PR, sede do núcleo sul da Ripa; Luiz Eduardo Magalhães, BA, que se destaca no setor de alimentos e de fibras; e Montes Claros-MG, referência na área de agroenergia e sede de uma usina de biodiesel da Petrobrás Biocombustíveis.
Em setembro de 2009, uma comitiva de Barretos, formada pelo prefeito Emanoel Mariano Carvalho, Fauze José Daher, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e dos diretores de departamento Samir Henrique Abou Karnib e Júlio César Vilela de Sales, estiveram em São Carlos para discutir a colaboração da Embrapa Instrumentação Agropecuária no projeto. A procura pelos profissionais dessa Unidade da Embrapa se deve porque parte do grupo que originou a Instrumentação Agropecuária em São Carlos desenvolviam atividades no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb).
“Há uma ligação da Embrapa com esse projeto porque é um parque agrotecnológico. Há um pioneirismo e ele está dentro da missão da Embrapa”, afirma Silvio Crestana. De acordo com ele, isso tem que gerar um benefício social e ser um modelo do ponto de vista ambiental.
O AgroTechPark tem como objetivo promover o avanço tecnológico sustentável e fortalecer a atividade econômica da região – considerada o maior polo de produção agropecuária do Estado e ocupará um espaço físico de um milhão de metros quadrados e um complexo composto por instituição de ensino e pesquisas, laboratórios, empresas privadas incubadas, entidades públicas, infraestrutura hoteleira e local para um centro de convenções, feiras e negócios.
Embrapa Instrumentação Agropecuária
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura