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Integrar as ações de comunicação e negócios às de pesquisa e desenvolvimento em prol da inovação. Esse é o principal objetivo do novo chefe adjunto de comunicação e negócios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Lucio Brunale.
Ele assumiu o posto no dia 5 de agosto. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é uma das 42 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, localizada em Brasília, DF.
Brunale ingressou na Embrapa em 1977, começando suas atividades como datilógrafo na Embrapa Cerrados, em Planaltina, DF. Lá ocupou diversos cargos administrativos até ser transferido para a Sede da Embrapa em 1984, como "administrador da Sede", como era denominada a função naquela época. Em 1989, se afastou do cargo para fazer o curso de mestrado em administração na Universidade de Brasília, com foco em planejamento do setor público.
Já com o título de Mestre, assumiu a gerência da Embrapa Informação Tecnológica, cargo no qual permaneceu por 11 anos até 2003, quando se afastou novamente para fazer o curso de doutorado na Universidade de Queensland, Austrália, em agronegócio com foco na interação público-privada. Em 2007, retornou para a Sede da Embrapa com a responsabilidade de gerenciar a Assessoria de Inovação Tecnológica, função na qual ficou até o dia 12 de julho de 2009, quando aceitou assumir o novo desafio de chefiar as atividades de comunicação e negócios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
O principal objetivo do novo chefe de comunicação e negócios é estruturar e fortalecer a inovação na Unidade, especialmente através da integração entre as ações de pesquisa e as de comunicação e negócios.
Para isso, segundo ele, é fundamental fortalecer atividades relacionadas à gestão do conhecimento gerado pela Unidade, envolvendo conceitos como, por exemplo: inteligência competitiva; qualidade, estruturação de bases e segurança da informação.
Outro passo muito importante, na visão de Brunale, é intensificar as ações de transferência de tecnologias da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e, para isso, é imprescindível dentificar os produtos, serviços e tecnologia com potencial de inovação social e de mercado. "Vamos começar brevemente um "corpo a corpo" com os pesquisadores da Unidade para levantar essas informações", afirma.
E a integração com os pesquisadores ainda vai muito além dessas ações. "Pretendemos também oferecer a eles um suporte mais efetivo na área de propriedade intelectual, envolvendo todas as etapas, ou seja, desde o apoio na identificação e definição dos problemas a serem resolvidos em suas áreas de atuação na Unidade, passando pela regularização quanto ao acesso a recursos genéticos e ao conhecimento tradicional, registro e proteção das tecnologias geradas até a avaliação de impacto e o recebimento de royalties".
Pela peculiaridade das pesquisas desenvolvidas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que englobam quatro grandes áreas de atuação - recursos genéticos, biotecnologia, segurança biológica e controle biológico - envolvendo desde ações junto a comunidades indígenas até tecnologias de ponta, como plantas transgênicas, genômica e clonagem, entre outras, Brunale acredita que as tecnologias, serviços e produtos devem ser observadas caso a caso, com levantamentos específicos de público e mercado.
Nesse sentido, o novo chefe pretende investir também em estudos do impacto que as tecnologias vão gerar no mercado. "Vale ressaltar que mercado tem que ser compreendido como um conceito amplo, que inclui desde os assentados até os grandes produtores e empresários, incluindo empresas e universidades públicas e privadas, entre outros setores", afirma.
Para isso, Brunale pretende envidar esforços também para capacitar toda a equipe envolvida na chefia de comunicação e negócios, de forma a ampliar a competência e o conhecimento especialmente em novos conceitos relevantes para a inovação. "Na área de comunicação, por exemplo, precisamos fortalecer a comunicação interna e a comunicação mercadológica", explica. "Outra iniciativa importante é tornar a participação em feiras e exposições mais efetiva, ou seja, não apenas apresentar e mostrar as tecnologias, mas estar pronto para negociá-las e transferi-las à sociedade", finaliza o novo chefe.
Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769 /
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