Embrapa recebe 31 bolsistas no Programa de Iniciação Científica

A Embrapa Amazônia Ocidental promove nos dia 1 e 2 de agosto o Seminário de Boas-Vindas aos novos bolsistas do Programa de Iniciação Científica, que irão desenvolver estudos nas dependências da Unidade no per

01.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Maria José Tupinambá

A Embrapa Amazônia Ocidental promove nos dia 1 e 2 de agosto o Seminário de Boas-Vindas aos novos bolsistas do Programa de Iniciação Científica, que irão desenvolver estudos nas dependências da Unidade no período 2017/2018. São 31 alunos de graduação de faculdades de Manaus, sendo 20 com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e 11 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na abertura do evento, o presidente do Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários (Cibe), pesquisador Everton Cordeiro Rabelo, disse que apesar da crise financeira que as instituições de pesquisa atravessam, levando muitas a deixarem de ter bolsistas, a Embrapa Amazônia Ocidental tem conseguido manter as quotas, apesar de ter acontecido alguns cortes. “Nós temos vários projetos e vocês são importantes para a execução desse trabalho aqui conosco. Então vocês estarão aqui conosco praticando as teorias que estão aprendendo na universidade”, disse.

O Seminário de Boas Vindas está sendo coordenado pelo Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários da Embrapa Amazônia Ocidental (Cibe), composto pelos pesquisadores Everton Cordeiro Rabelo (presidente), Maria Geralda de Souza, Ronaldo Ribeiro de Morais, Maria Geralda de Souza e Inocencio Júnior de Oliveira.

No Seminário os estudantes recebem as primeiras orientações sobre o funcionamento, as normas e a estrutura da Embrapa. Temas como ética, comunicação, segurança no trabalho, tecnologia da informação, uso da marca e segurança da informação fazem parte das palestras.

Bolsistas Paic/Fapeam

Allex de Lima Sousa, Marcos Felipe Alves Salame, projeto “Uso de inteligência artificial e computação gráfica para distinção de cultivares de guaraná com o desenvolvimento de um sistema especialista para dispositivos móveis e Web”.

Ana Lorena da Silva Aguiar , Kátia Emídio da Silva, Caracterização de plantas, frutos e sementes de genótipos selecionados de Bertholletia excelsa Bonpl.) no Amazonas.

Bruna Pantoja Pereira, José Olenilson Costa Pinheiro, Coeficientes técnicos e viabilidade econômica dos sistemas de produção de banana pacovan nos municípios de Manicoré, Manacapuru e Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas.

Daniel Nascimento Motta, Ricardo Lopes, Banana pelipita: alternativa para agricultores familiares do Estado do Amazonas na diversificação e agregação de valor na cadeia produtiva de plátanos para chips.

Daniel Silva dos Santos, Cláudia Majolo, Efeito anti-helmíntico de terpenos e compostos aromáticos sobre acantocéfalos.

Daniele Coelho Façanha, Mirza Carla Normando Pereira, Qualidade da luz na multiplicação e alongamento de brotações de bananeira in vitro.

Edineia Veras Bezerra, Maria do Rosário Lobato Rodrigues, Crescimento e produção de biomassa em mudas do híbrido interespecífico (E. oleifera x E. guineensis), em função da interação em P e Zn.

Hecília Ricardo da Silva, José Olenilson Costa Pinheiro, Avaliação Econômica do Sistema de Produção da Cultura do Guaraná no Estado do Amazonas (Maués e Presidente e Presidente Figueiredo).

João Antônio dos Santos Monteiro, Francisco Célio Maia Chaves, Propagação por estaquia de Croton cajucara Benth.

Julliane da Silva Fontes, Adauto Maurício Tavares, Dinâmica populacional do tripes Pseudophilothrips adisi (zur Strassen) e do predador Macrotracheliella sp. Champion em plantio de guaranazeiro.

Kethelen Nunes Pinheiro, Cheila de Lima Boijink, Avaliação do potencial anti-helmíntico dos resíduos da bananeira para controle de acantocéfalo de tambaqui.

Mesaque Cunha de Mendonça, Liane Marise Moreira Ferreira, Aspectos Econômicos da cadeia produtiva da extração artesanal e comercialização do óleo de Andiroba (Carapa guianensis) em comunidade rural no Estado do Amazonas.

Paula Esquerdo dos Santos, Roberval Monteiro de Lima, Avaliação inicial de procedências/progênies de taxi branco (Tachigali vulgaris) no estado do Amazonas.

Paulo Igos Moraes, Marcos Felipe Alves Salame, Desenvolvimento de soluções móveis referentes à granulometria do solo, cronologia das atividades de manejo e cálculos de custos de produção para auxiliar a expansão da guaranaicultura no Amazonas.

Samilla Pereira de Oliveira, Cheila de Lima Boijink, Testes in vitro com extratos de resíduos da bananeira no controle de acantocéfalo de tambaqui.

Thais Carla Vieira Alves, Kátia Emídio da Silva, Distribuição espacial de populações de castanheira-do-brasil (Betholletia excelsa Bonpl.) no estado do Amazonas

Thayssa Larrana Pinto da Rocha, Jony Koji Dairik, Avaliação das respostas fisiológicas de tambaquis alimentados com resíduos de bananeira.

Thiago Fernandes da Silva, Gilvan Ferreira da Silva, Identificação de Arcopilus sp isolado de guaranazeiro e aspectos fisiológicos relacionados a produção de pigmentos com potencial biotecnológico.

Verônica de Jesus de Sousa Silva, Lindomar de Jesus de Sousa Silva, Sistematização e análise socioeconômica das unidades familiares participantes do projeto “Expansão da Guaranaicultura – Criação do Circuito Metropolitano de Cultura de Guaraná -Rota: Puraquequara, Iraduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva”.

Wellington Bezerra dos Santos, Claudia Majolo, Emprego de espécies de Piperaceae para o tratamento de acantocéfalos de tambaqui.

Bolsistas Pibic/CNPq

Caio Francisco Santana Farias, Edsandra Campos Chagas, Suplementação dietária de praziquantel para o controle da infecção por acantocéfalos em tambaqui (Colossoma macropomum).

Eduardo José Dias da Silva, Ricardo Lopes, Germinação in vitro de embriões zigóticos de caiaué.

Gabriela Batista Bastos, Aleksander Westphal Muniz, Isolamento e seleção de fungos de podridão branca da floresta amazônica capazes de degradar corantes usados na indústria têxtil.

Igor Monteiro de Albuquerque, Fernando O'Sulivan, Masculinização de tambaqui (Colossoma macropomum) como base para a formação de neo-machos.

Izabella Saballa do Nascimento, Everton Ribeiro Cordeiro, Geração de novos clones de seringueira por meio da polinização controlada.

Kellen Christine Andrade Rodrigues, Maria Geralda de Souza, Avaliação do potencial anti-helmíntico dos resíduos da bananeira para controle de acantocéfalo de tambaqui.

Larissa Monteiro Pinheiro, Aleksander Westphal Muniz, Atributos microbiológicos em sistema de plantio direto de milho em Latossolo Amarelo no Amazonas.

Luan Ferreira de Oliveira, Fernanda O´Sullivan, Validação de teste imunoenzimático de vitelogenina em tambaquis (Colossoma macropomum) púberes.

Márcio Carvalho Rosa, Edsandra Campos Chagas, Uso de óleos essenciais no controle da infecção por Neoechinorhynchus buttnerae em tambaqui (Colossoma macropomum).

Pamela Steffany Carneiro Olavo, Maria do Rosário Lobato Rodrigues, Crescimento e produção de biomassa em mudas do híbrido interespecífico (E. E. oleífera x E. guineensis), em função da interação entre P e Zn.

Wirllen Almeida de Carvalho, Gilvan Ferreira da Silva, Análises morfofisiológicas e estabilidade mitótica de transformantes de Fusarium decemcellulare.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024