Embrapa realiza Dia de Campo sobre Trigo no Cerrado

11.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Com produtividade de até sete toneladas por hectare, o plantio de trigo no Brasil central é bastante promissor, já que o restante do país registra uma produtividade de 2,4 toneladas.

Em 2009, as lavouras de trigo irrigado ocupam em torno de 55 mil hectares do Cerrado do Brasil central. Nessa região, responsável por 5% da produção tritícola nacional, as cultivares lançadas pela Embrapa predominaram em 90% das lavouras na última safra.

Para divulgar as melhores formas de manejo da cultura do trigo, as cultivares de trigo irrigado adaptadas ao clima do Cerrado e avaliar a competitividade da cultura na região será realizado quarta-feira (16/09), Dia de Campo sobre Trigo Irrigado, na Fazenda Agropecuária Veredas dos Buritis, em Cristalina – GO. O evento é promovido pela Embrapa Cerrados e Trigo – unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA/DF) e Emater/DF.

Uma das principais característica das cultivares, que serão apresentadas no Dia de Campo, é a ampla capacidade de adaptação ao clima do Cerrado. Como o trigo é originário das regiões subtropicais, foi preciso um trabalho de seleção de variedades com características mais rústicas e com bom potencial produtivo e qualidade. A cultivar BRS 264 é classificada como trigo classe pão e é mais precoce e tem um maior potencial de produção. A outra cultivar, BRS 254 produz trigo tipo melhorador, com uma produtividade de cerca de 6,5 toneladas por hectare.

Os pesquisadores da Embrapa Cerrados e Trigo destacarão a importância do monitoramento do clima e do manejo da irrigação para o desenvolvimento da cultura. Este ano, a triticultura no Brasil central sofreu os impactos da ocorrência maior de chuvas e aumento da brusone. O grande volume de chuvas nos meses de abril e maio favoreceu a propagação do fungo /pyricularia grisea/, causador da brusone, doença que mais causa danos às lavouras de trigo no Cerrado.

Já a ocorrência de chuvas, no segundo semestre deste ano, estão prejudicando a colheita do trigo, que poderá ter perdas significativas. De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados Júlio César Albrecht, deverá haver diminuição na qualidade do grão. Além disso, em alguns locais em que as precipitações foram mais fortes, o trigo acabou acamado, o que deve prejudicar a qualidade e a produtividade das lavouras que ainda não foram colhidas.

O Dia de Campo sobre Trigo Irrigado terá início às 9 h. Na primeira estação, o pesquisador da Embrapa Trigo Márcio Só e Silva abordará o manejo da cultura do trigo. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Cerrados Júlio César Albrecht apresentará as cultivares de trigo irrigado para o Cerrado A competitividade da cultura do Trigo no Cerrado será tema da apresentação do representante da COOPA/DF Claudio Malinski e do técnico da Emater/DF Marconi Broges. Na última estação, Joel Francisco Maldaner e Carlos Vítor Silva, respectivamente, da COOPA/DF e da Emater/DF, falarão sobre colheita.

Serviço:

Dia de Campo Trigo Irrigado no Cerrado

Data: 16/09/2009

Horário: 9h às 13h

Local: Fazenda Agropecuária Veredas dos Buritis, em Cristalina – GO*

Clarissa Lima Paes e Liliane Castelões

Embrapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025