Embrapa promoveu debates em Bom Jesus do Itabapoana/RJ

10.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Estudantes, pequenos produtores e representantes de associações agrícolas compareceram ao Dia da Agroindústria – Produzir com Qualidade promovido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF) de Bom Jesus do Itabapoana/RJ.

Os jovens ditaram o ritmo do evento, participando, opinando, em um debate onde especialistas e pesquisadores alimentaram o sonho dos futuros profissionais da área de alimentos. O evento aconteceu na sexta-feira (06/11).

A primeira palestra, ministrada pelo engenheiro agrônomo Fernando Teixeira, tratou das boas práticas necessárias ao manejo dos alimentos. De acordo com Fernando, que disse ter ficado satisfeito com a participação maciça dos alunos, as boas práticas devem ser aplicadas desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até sua venda para o consumidor final. “É por isso que abrimos o evento com este tema. Sem boas práticas não existe certificação de qualidade. Sem qualidade não existe sucesso no negócio”, afirma Fernando, que completa: hábitos aparentemente banais, como lavar freqüentemente as mãos, quando não seguidos podem comprometer a qualidade do produto.

Para falar sobre legislação sanitária e os desafios encontrados para a regularização do agronegócio na região Noroeste, a Embrapa convidou Antônio Carlos Faber, representante da Vigilância Sanitária local. Segundo Faber, “muitos produtores ainda não se regularizaram, o que inviabiliza o empreendedor de conseguir diversos benefícios junto às iniciativas pública e privada”. É o caso da agricultora e proprietária de uma fábrica de polpa de frutas, Lurdes Gomes, que aproveitou o evento para se informar sobre como regularizar seu empreendimento. “Preciso regularizar meu negócio para obter meu registro e agregar valor ao meu produto” disse Lurdes, que saiu do debate com a expectativa de fazer um financiamento, já que um dos temas desenvolvidos foi sobre oportunidades de crédito para os produtores familiares.

No dia 04/11, aconteceu no Colégio Estadual Agrícola de Cambuci (CEAC) o Fórum “Produção e Oportunidade para o Processamento de Leite e Derivados na Região de Cambuci”, que contou com palestrantes da Embrapa, da Emater Rio e da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária Pesca e Abastecimento. A pecuária leiteira se destaca na região, por isso o processamento de leite é uma alternativa viável para aumentar o lucro destes produtores.

Estes dois eventos fazem parte do projeto Comunicação para a Popularização da Ciência e Tecnologia de Alimentos realizado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento, com o Governo do Rio de Janeiro e FIRJAN e Colégios Agrícolas nas cidades onde as atividades são realizadas. Para acompanhar o desenvolvimento do projeto ou obter mais informações, acesse o site

.

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos - 21 3622-9737 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025