Secretário da Agricultura de SC recebe demandas da Cooperalfa
Entre os dias 4 e 8 de abril, crianças e jovens de todo o Brasil vão conhecer mais uma estratégia desenvolvida pela Embrapa para levar conhecimento científico à sociedade, de um jeito diferente, divertido e interativo. Com a participação das 46 Unidades de Pesquisa da Empresa, espalhadas pelo País, será lançado o site Contando Ciência na Web, uma ferramenta especial destinada a alimentar a curiosidade e oferecer as mesmas informações tecnológicas, por meio de uma linguagem adaptada a públicos mais jovens, porém não menos exigentes.
Durante toda a primeira semana de abril, mês em que também é comemorado o aniversário da Embrapa, cada Unidade vai promover atividades motivadas pelo conteúdo do site, com turmas de estudantes de escolas públicas, particulares e instituições de ensino especial. Aliás, essa foi uma das preocupações da equipe responsável pela concepção do conteúdo: garantir a mesma oportunidade de acesso ao conhecimento para pessoas portadoras de deficiências, graças a recursos adaptados às suas necessidades.
Em Brasília, as Unidades localizadas no Distrito Federal, se mobilizaram e organização várias atividades. A programação ocorrerá nos dias 5 e 6 em três escolas. A primeira será a Escola Maxwell (Guará), onde durante todo o dia, as crianças terão a chance de conhecer uma exposição sobre o biorreator, equipamento destinado a multiplicar mudas de plantas, acelerando o processo de produção. A coordenação será da Embrapa Informação Tecnológica, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Embrapa Café.
Ainda no mesmo dia, a partir das 13h30, será a vez dos alunos da 5ª série do Centro de Ensino Fundamental 106 no Recanto das Emas, cidade distante cerca de 25 quilômetros do centro da capital. Eles vão conhecer duas tecnologias da Embrapa: as hortas em pequenos espaços (apresentadas pelo técnico Adejar Marinho da Embrapa Hortaliças, responsável por ensinar a fazer hortas caseiras com garrafas pet) e o projeto "Biofrito", da Embrapa Agroenergia, destinado à reutilização do óleo de frituras para a produção de biodiesel. Em todas as atividades, as crianças vão poder conversar via Bloguinho ou pessoalmente com pesquisadores ou representantes das Unidades coordenadoras.
No dia seguinte, 6 de abril, também em Brasília, alunos da Escola Classe da 410 Sul, todos portadores de deficiência visual e outras deficiências, participam de oficina com plantas do bioma Cerrado. O objetivo é estimular o conhecimento da flora, por meio de sementes, folhas, frutos e cascas de espécies nativas, por meio do reconhecimento de aromas, texturas, formas, sons e sabores. Quem coordenará a atividade são os profissionais da Embrapa Informação Tecnológica, da Embrapa Cerrados, da Embrapa Transferência de Tecnologia e Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Sede.
Esforço coletivo
Para concluir o site Contando Ciência na Web, e que agora será lançado conjuntamente pelas Unidades da Embrapa, equipes multidisciplinares de profissionais estiveram envolvidas durante cerca de dois anos, testando as melhores formas de organização das informações, sem se descuidar de características consideradas fundamentais em sites infanto-juvenis. As cores, os personagens e as possibilidades de interatividade de pequenos usuários com os pesquisadores das Unidades Embrapa foram algumas das principais preocupações em todo o processo de criação.
Além disso, as próprias crianças tiveram a oportunidade de opinar e sugerir melhorias no conteúdo do site. Duas etapas de testes foram realizadas com a presença de alunos convidados -, a maioria deles filhos de empregados lotados nas Unidades do Distrito Federal. Foram os avaliadores-mirins. A segunda fase, da qual participaram vinte jovens e crianças, teve ainda o acompanhamento de uma comissão de especialistas e pesquisadores do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Universidade de Brasília (UnB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A liderança do projeto, aprovado pelo Macroprograma 4, é da empregada da Embrapa Informação Tecnológica, Maria Regina Fiuza.
Segundo o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, o investimento da Unidade no novo projeto foi motivado pelo desafio de atender a um público muito habituado a tecnologias web. “Por isso mesmo precisamos estar atentos à evolução dessas ferramentas e oferecer o conteúdo científico de uma forma adaptada ao público e à internet”, comenta. A coordenação do site é da Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com todas as Unidades Descentralizadas, gestoras do conteúdo de cada item do menu, como o Você sabia?, o Conheça a Embrapa, o Brinque com Ciência, a Biblioteca, o Glossário e o Bloguinho, onde as crianças podem trocar idéias com pesquisadores sobre o assunto que mais lhes interessar.
Serviço: www.embrapa.br/contandociencia
Kátia Marsicano
Embrapa Informação Tecnológica Brasília – DF
(61) 3448-4590
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura