Embrapa promove Fórum sobre biotecnologia agrícola

21.02.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove no dia 23 de fevereiro, de 9h30 às 11h30, o Fórum sobre Biotecnologia Agrícola com o objetivo de apresentar o panorama atual sobre as culturas geneticamente modificadas no Brasil e no mundo. O evento vai contar com palestras do cientista britânico Clive James, presidente do ISAAA – Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações Biotecnológicas Agrícolas, e do engenheiro agrônomo Anderson Galvão Gomes, diretor da Céleres Consultoria especializada em Agronegócios e também conselheiro do CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia. Eles vão apresentar a evolução da biotecnologia agrícola no mundo e no Brasil, respectivamente.

 

O ano de 2010 foi muito positivo para a biotecnologia no Brasil, especialmente em relação aos organismos geneticamente modificados (GM), cujas aprovações comerciais tiveram avanço significativo. Foram oito liberações de cultivos comerciais para soja, milho e algodão em 2010, além de outras três referentes a vacinas e uma levedura. Com essas aprovações, o país já tem à disposição 27 variedades GM liberadas.

 

Evolução das culturas GM no Brasil

 

Para 2011, a expectativa é de que haja mais aprovações relacionadas a milho e algodão e, possivelmente, também o feijão transgênico desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e a Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia, GO). O pedido para liberação comercial foi encaminhado à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio em dezembro de 2010.

 

As variedades de feijão geneticamente modificadas desenvolvidas pela Embrapa são resistentes ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro, que é o pior inimigo dessa cultura agrícola na América do Sul. No Brasil, a doença está presente em todas as regiões e, se atingir a plantação ainda na fase inicial, pode causar perdas de até 100% da produção. O resultado é inédito para a biotecnologia mundial, pois trata-se do desenvolvimento das primeiras plantas transgênicas totalmente produzidas por instituições públicas de pesquisa.

 

Benefícios agronômicos como facilidade de manejo, ganho de produtividade e redução de custos fizeram as sementes transgênicas se expandirem pelas lavouras brasileiras. Segundo o relatório do ISAAA, divulgado em fevereiro, o Brasil plantou 21,4 milhões de hectares com culturas geneticamente modificadas e se tornou o segundo maior produtor de transgênicos do mundo - atrás apenas dos Estados Unidos.

 

No mundo

 

Ao todo, 25 países plantaram 134 milhões de hectares, o que corresponde a nove milhões de hectares a mais do que em 2008. Foram 14 milhões de grandes e pequenos agricultores no mundo que adotaram cultivos transgênicos em suas lavouras. Ainda de acordo com o ISAAA, os oito principais países no ranking de maiores produtores foram: Estados Unidos (64 milhões ha.), Brasil (21,4 milhões ha.), Argentina (21,3 milhões ha.), Índia (8,4 milhões ha.), Canadá (8,2 milhões ha.), China (3,7 milhões ha.), Paraguai (2,2 milhões ha.) e África do Sul (2,1 milhões ha.).

 

O Fórum sobre Biotecnologia Agrícola acontece no dia 23 de fevereiro de 2011 de 9h30 às 11h30 no auditório “Assis Roberto De Bem” da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica, final Av. W5 Norte, em frente à Câmara Legislativa do DF).

 

Segue, abaixo, programa do evento:

 

9h30 – Abertura e boas vindas pelo Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dr. Mauro Carneiro.

9h35 às 10h15 - Palestra “Panorama global das culturas geneticamente modificadas (GM) em 2010 e as perspectivas para o futuro” – Dr. Clive James, presidente do ISAAA - Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações Biotecnológicas Agrícolas.

10h15 às 10h30 - Discussão

10h30 às 11h - Palestra– “Panorama das culturas GM no Brasil” – Dr. Anderson Gomes, diretor da Céleres Consultoria especializada em Agronegócios e conselheiro do CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia.

11h às 11h15 - Discussão.

11h30 – Encerramento

 

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769

fernanda@cenargen.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025