Valtra deve anunciar resultados dos testes com biodiesel 100%
A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) promove nesta segunda-feira (10/11), em sua sede, no km 29 da Estrada AM-010 (Manaus-Itacoatiara), das 8h30 às 13h, o dia de campo Tecnologias Sustentáveis na Cultura do Guaranazeiro, quando serão mostrados os experimentos de avaliação dos novos clones, adubação, nutrição, manejo de plantas daninhas, pragas e doenças dessa cultura agrícola de grande importância sócio-econômica para o Estado do Amazonas. O evento faz parte da programação da 35.ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) que acontece de 9 a 16 deste mês, juntamente com a 6.ª Feira de Agronegócios sustentáveis da Zona Franca Verde e 2.ª Semana de Produtos Orgânicos.
A Embrapa, como uma das principais parceiras na realização da Expoagro, participa também com palestra, curso e exposição em estande.
Vindos da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas-BA)
estarão em Manaus grandes especialistas em citricultura tropical e no dia 13/11, às 10h30, será realizada pelo pesquisador Dr. José Eduardo Borges de Carvalho, no Auditório do Parque de Exposições Angelino Beviláqua, a palestra Produção Integrada de Citros: Passaporte para Novos Mercados.
No dia 14/11, às 8h, no Auditório Caiaué, na sede da Embrapa (km 30, da AM-010 – Estrada Manaus Itacoatiara), será promovido o curso Produção Integrada de Citros, a ser realizado pelos pesquisadores Luciano Souza, José Eduardo Carvalho, Cláudio Azevedo e Hermes Santos Filho.
Neste curso serão repassadas informações sobre: Preparo do solo para a produção integrada de citros; manejo de coberturas vegetais no controle integrado de plantas infestantes; documento da PI-Citros e manejo integrado de pragas na produção integrada de citros.
Visando melhor atender o público visitante da Expoagro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), este ano reunirá os seus órgãos vinculados em um grande estande corporativo e convidou a Embrapa para integrá-lo, juntamente com a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia de Manaus) por meio do Distrito de Meteorologia de Manaus e pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA).
DIA DE CAMPO - O dia de campo de guaraná será coordenado pelos pesquisadores Firmino José do Nascimento Filho e Rodrigo Fascin Berni, e contará com a participação de mais sete pesquisadores que trabalham com a cultura do guaraná.
O evento tem por objetivos divulgar as práticas e as tecnologias disponíveis para uso na cultura do guaranazeiro, apresentar as cultivares recomendadas para o Estado do Amazonas tanto para locais de prevalência quanto para os de não prevalência da antracnose – que é a principal doença da planta – e observar no campo as novas cultivares clonais: BRS Luzéia, BRS Mundurucânia, BRS Andirá e BRS Cereçaporanga, que estarão disponíveis ao setor produtivo em 2010.
O dia de campo terá início às 8h30, com as boas vindas da chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Maria do Rosário Lobato Rodrigues. Para facilitar o repasse das informações, o evento foi dividido em quatro estações. Na primeir será feita a apresentação das cultivares, quando os presentes terão a oportunidade de conhecer os experimentos de avaliação de clones, a ser promovida pelos pesquisadores Firmino José Nascimento Filho e André Luiz Atroch.
Na segunda estação será feita explanação sobre a nutrição mineral e adubação do guaranazeiro e ecofisiologia aplicada aos sistemas de produção sustentáveis, pelos pesquisadores Lucio Pereira Santos e Ronaldo Ribeiro Morais. Na terceira estação, o pesquisador José Roberto Fontes falará sobre o manejo integrado de plantas daninhas e na quarta estação, os pesquisadores Marcos Vinícius Garcia, José Cristino Araújo e José Clério Rezende Pereira, abordarão o tema pragas e doenças do guaranazeiro.
Fonte: www.cpaa.embrapa.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura