A unidade de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa promove o curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais, de 11 a 15 de novembro. O objetivo é capacitar os participantes para a tecnologia chinesa Jun-Cao, adaptada para o Brasil, que torna mais econômica a produção desses fungos.
Em 1995, a pesquisadora da unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, adaptou a técnica da China ao Brasil. Os cursos popularizar o cultivo de cogumelos, pois a produção ainda é inexpressiva. O consumo de cogumelos, per capita, no Brasil é de apenas 30g/ano, contra 2 kg na França, por exemplo.
A pesquisadora enfatiza que ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil. “É importante que a população conheça os benefícios desses alimentos para a nutrição e a saúde para incluí-los na dieta alimentar”, afirma.
Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior à da carne - de 28 a 34% contra 14% da carne, e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos. Apresentam baixo teor de gordura, informam os especialistas.
O banco genético de cogumelos para uso humano da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia conta atualmente com mais de 300 espécies/linhagens de interesse alimentar e medicinal.
Mais Informações pelo e-mail: catcurso@cenargen.embrapa.br ou pelo telefone: (61) 3448-4783.
Lis Weingärtner,
Mapa/Embrapa
www.agricultura.gov.br

Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura