Embrapa promove curso para formação de responsáveis técnicos e auditores da Produção Integrada de Morango, Citros e Goiaba

21.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Tordin

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e apoiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promove, de 7 a 11 de novembro de 2011, das 8 às 18h, no Auditório da Cati, em Campinas, SP, curso para formação de responsáveis técnicos e auditores da Produção Integrada de Morango (PIMo), de Citros (PIC) e de G(foto: Ipês na Embrapa Meio Ambiente - crédito Eliana Lima) oiaba, utilizando como referência as Normas Técnicas Específicas respectivos dos sistemas.

São 30 vagas para cada tema para engenheiros agrônomos ou alunos regularmente matriculados no último semestre de engenharia agronômica. O curso tem carga total de 40 horas. Os dois primeiros dias são teóricos e iguais para todos. A partir do terceiro dia, o participante escolhe o tema: PIMo, PIC ou Produção Integrada de Goiaba.

Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, coordenadora do projeto PIMo, explica que serão discutidos, entre outros assuntos, a situação atual e as perspectivas no Brasil e no mundo para a produção integrada, o papel do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro e documentos regulatórios da Produção Integrada. As normas técnicas específicas para cada cultura também serão abordadas, abrangendo as áreas temáticas de capacitação, organização de produtores, assistência técnica, recursos naturais e manejo integrado de pragas para sustentabilidade do sistema produtivo. Ainda, serão discutidos os temas agrotóxicos - calibração, análise de resíduos e técnicas de amostragem – e colheita e pós-colheita.

Além disso, esclarece Marília Folegatti Matsuura, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, também coordenadora do curso, serão demonstradas boas práticas de auditoria; planejamento, gerenciamento, relatório de não conformidades e ações corretivas; e uso da lista de verificação.

É necessário ser agrônomo ou estudante de agronomia. Para receber o certificado, será obrigatório 100% de frequência nas aulas e participar da auditoria prática e avaliação final.

A pré-inscrição dos participantes poderá ser feita por formulário eletrônico disponível no site www.cnpma.embrapa.br até 21 de outubro, com o envio de currículo resumido. O resultado será divulgado em 28 de outubro por e-mail.

Mais informações pelo site

.

Fagoni Calegario

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025