Embrapa presente na Festa Di Bacco

30.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes

De 1º a 3 de fevereiro, a Embrapa será uma das empresas vinculadas ao Mapa presentes na 2ª Feira da Agricultura Familiar e 12ª Festa Di Bacco, no Parque da ACIEE, em Erechim (RS). Participam as unidades da Embrapa de Uva e Vinho, Trigo e Suínos e Aves.

A Embrapa Uva e Vinho, com sede na cidade de Bento Gonçalves (RS), apresenta tecnologias e publicações, com destaque para as novas cultivares de uva lançadas recentemente pelo Programa de Melhoramento Genético da Videira da Unidade: a BRS Magna e a BRS Vitória.

A BRS Magna e a BRS Vitória contam com características que atendem tanto a demandas dos produtores que cultivam uvas para elaboração de sucos, quanto daqueles que trabalham com uvas de mesa, conforme os pesquisadores Patricia Ritschel e João Dimas Garcia Maia, coordenadores do Programa de Melhoramento Genético. A BRS Magna caracteriza-se pela ampla adaptação climática e pelos altos conteúdos de açúcar e de matéria corante, enquanto a BRS Vitória destaca-se pela ausência de sementes e pela tolerância ao míldio, a principal doença da videira no Brasil.

As cultivares foram desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Videira, estabelecido em 1977, pela Embrapa Uva e Vinho. Ele visa ao desenvolvimento e à criação de variedades de uva de qualidade, com boas características agronômicas, diferentes finalidades e ampla adaptação climática. Já foram lançadas 14 cultivares para mesa e elaboração de sucos e vinhos, que se adaptam bem às condições climáticas dos principais polos vitivinícolas do Brasil. Para conhecer as variedades lançadas pela Embrapa Uva e Vinho, acesse

.

Segundo o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann, a demanda para a instituição de pesquisa estar presente no evento era antiga. "A região de Erechim é um importante polo produtor de uvas no Estado e iremos, além de apresentar tecnologias, identificar novas demandas e oportunidades para ações de transferência futuras", comenta Hoffmann.

A Embrapa Trigo, de Passo Fundo (RS), vai apresentar os usos dos cereais de inverno na integração lavoura-pecuária-floresta. “Vamos abordar o uso de trigo, triticale, centeio, aveia e cevada na pequena propriedade, cultivado com duplo propósito, que pode ser destinado tanto a colheita de grãos como na forragem animal. Outro tema é a elaboração de produtos a base de trigo, como pães e biscoitos que podem ser comercializados na comunidade ou utilizados na merenda escolar. É a agregação de renda que pode assegurar a qualidade de vida na agricultura familiar”, explica o técnico Jorge Cerbaro. O espaço também vai contar com informações sobre silagem a base de milho, milheto e sorgo.

A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia - SC) vai apresentar a poedeira colonial Embrapa 051, que oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum produz cerca de 80 ovos a cada ciclo. Já a Embrapa 051 atinge de 280 a 300 ovos. Outra característica da poedeira é que ela também é uma galinha híbrida, considerada de duplo propósito, isto é, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120 dias). A poedeira se destina a criações semi-confinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.

Também serão apresentadas publicações para doação e para exposição. Além disso, haverá degustação de sucos de uva elaborados com cultivares de uva desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025