Plantas medicinais em debate em SP
Alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, como a mandioca, a batata-doce, o arroz, o feijão, o milho e o trigo, já apresentam os benefícios dos programas de melhoramento de qualidade nutricional, na composição, desenvolvidos pela Embrapa.
A cultivar de mandioca Jari, com maior teor de betacaroteno, foi lançada em junho pelas unidades Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas/BA, e Tabuleiros Costeiros, em Aracaju/SE. Para a cultura do milho, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas/MG, estão investindo na avaliação de uma linhagem com mais carotenóides (precursores da vitamina A). Segundo o pesquisador Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, se as avaliações quanto aos desempenhos agronômico e nutricional forem satisfatórios, a cultivar poderá ser lançada em 2010.
Biofortificação - O desenvolvimento de cultivares com altos teores de vitaminas, ferro e zinco, nutrientes indispensáveis na alimentação das pessoas compõem um programa de pesquisa de biofortificação de produtos agrícolas da Embrapa. Elas são capazes de combater a anemia, prevenir a cegueira e conferem maior resistência às doenças.
A biofortificação de alimentos no Brasil reúne 10 unidades da Embrapa, universidades, centros de pesquisa e empresas de extensão rural, além de prefeituras, associações de produtores e organizações não-governamentais. Hoje, no mundo, cerca de 700 pesquisadores e técnicos atuam em programas de melhoramento nutricional.
Lis Weingärtner,
Mapa, com informações da Embrapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura