Cruz das Almas/BA comemora Dia da Mandioca
Realizada a cada dois anos em Brasília, a Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida é o principal evento promovido pela Embrapa, reunindo as unidades na sede da Empresa.
Neste ano, a sétima edição da exposição, que tem o tema “Pesquisa Agropecuária Alimentando um Mundo Melhor”, será aberta ao público no próximo sábado (24), com programação até 2 de maio. O objetivo é aproximar as pessoas da ciência e da tecnologia agropecuárias com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Embrapa com o apoio de seus parceiros, além de apontar as perspectivas e desafios do presente e do futuro.
Nos diferentes espaços da exposição, os visitantes poderão conhecer e interagir com as soluções tecnológicas que estão presentes no cotidiano e que visam garantir a sustentabilidade, reduzir custos para o produtor, agregar valor aos produtos, melhorar a produção agropecuária, respeitar o meio ambiente e gerar empregos. Na última edição, realizada em 2008, o Ciência para a Vida recebeu cerca de 55 mil pessoas. Neste ano, são esperados 60 mil visitantes.
A Embrapa Pecuária Sul participa com o aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo, além de oficinas de culinária e do lançamento de um livro. A máquina Campo Limpo foi desenvolvida para o controle químico de plantas invasoras, apresentando grande eficiência devido ao processo seletivo de aplicação de herbicidas, baseado na diferença de altura entre as plantas a serem controladas e as espécies que devem ser preservadas. A aplicação do herbicida ocorre somente quando existe o contato físico entre a máquina e as espécies a serem controladas, não havendo pulverização dos produtos químicos. A produção e comercialização do equipamento estão licenciadas para a Grazmec, empresa sediada em Não-Me-Toque (RS).
No próximo sábado (24) e no domingo (25) e na segunda-feira (26), o pesquisador Sérgio Gonzaga e o jornalista Danilo Ucha, autor de livros sobre carne ovina, ministram oficinas de preparo e degustação de três pratos: iscas de cordeiro shiitake, cordeiro ao curry e cordeiro ao mel. Além de ensinar a preparar receitas simples, o objetivo é promover e divulgar as qualidades nutricionais do produto para todo o País. Já na terça-feira (27), a Embrapa promove o lançamento de várias publicações, entre elas o livro “Ontem Ibagé, hoje Brangus: a história de uma raça”, editado pela Embrapa Pecuária Sul e que tem a autoria dos pesquisadores aposentados Eduardo Salomoni e Laudo Del Duca.
E durante o II Simpósio de Inovação e Criatividade Científica, que integra a programação do Ciência para a Vida, os participantes poderão conhecer trabalhos dos pesquisadores Claudia Gulias Gomes e Naylor Perez selecionados pela comissão organizadora para exposição em pôsteres. O trabalho de Claudia tem o tema “Ecologia química como ferramenta de controle de artrópodes na produção animal”. Já Naylor teve dois trabalhos escolhidos: “Campo Limpo: Aplicador Seletivo de Herbicida Sem Pulverização” e “Zootecnia de Precisão: Monitoramento do Gado por Rede de Sensores Sem Fio”. No total, serão apresentados 120 trabalhos de pesquisadores de diferentes unidades da Embrapa.
Os números do Ciência para a Vida
-12 mil metros quadrados de área construída
-25 mil estudantes cadastrados para visitar o evento
-Cerca de 150 tecnologias estarão apresentadas na Vitrine de Tecnologias
-25 estandes de expositores apresentam 50 tecnologias das Unidades e 8 das Oepas
-16 das 17 Oepas mostram suas tecnologias
-Lançamento de 15 tecnologias
-21 cursos de oficinas e cozinhas experimentais
-142 empregados da Embrapa trabalhando no evento
Para mais informações sobre o evento, acesse:
.
Breno Lobato
Embrapa
/ (53)3240.4660
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura