Ibama e PF intensificarão ações conjuntas em 2009
O ano de 2009 começou para a Embrapa Pecuária Sul e o primeiro sinal de que as atividades de trabalho terão como objetivo a ampliação do foco de atuação da Unidade de Bagé veio com a indicação do novo Chefe-Adjunto de Administração da Empresa, Ricardo Cohen que atuava na Secretaria de Gestão Estratégica da Embrapa Sede, em Brasília/DF.
A nomeação do novo funcionário, que substitui o pesquisador Carlos Otávio Moraes, licenciado do cargo para a aposentadoria, foi realizada, recentemente, pelo Chefe Geral da Unidade, Roberto Collares em uma reunião com todos os empregados.
Durante a reunião, Roberto Collares ressaltou as conquistas atuais da Unidade, fruto do que ele chama de “processo de reengenharia”, e que vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos. Porém, ele destacou que para atender as expectativas da sociedade e cumprir com a missão do Centro, a Empresa deve estender sua participação em toda a Região Sul, tendo como meta chegar até o estado do Paraná. “Realizamos, neste ano que passou inúmeras ações de reengenharia no Centro, tais como a melhoria da infra-estrutura, novas contratações, aumento do quadro de funcionários, ampliação de projetos de pesquisa aprovados, tudo isso para atender com êxito as demandas da sociedade. Inclusive, nos inserimos no Noroeste gaúcho, com a efetivação de um posto avançado em Ijuí. Agora, para ir além e buscar um salto maior, devemos estar preparados para novos desafios”, declarou o Chefe-Geral.
Desafios que foram aceitos por Ricardo Cohen. Ele mostrou-se feliz em estar em Bagé e em sua primeira fala como novo Chefe-Adjunto de Administração da Embrapa Pecuária Sul reiterou o compromisso de auxiliar a Empresa com empenho e dedicação exclusiva para que a pesquisa desenvolvida pelo Centro atue cada vez mais em outras regiões, tais como os estados de Santa Catarina e Paraná.
O novo Chefe-Adjunto de Administração Ricardo Soares Cohen tem 46 anos é natural de Porto Alegre e é formado em zootecnia. Com experiência em gestão de projetos, visto que trabalhou durante 10 anos no Ministério da Agricultura, onde atuava como consultor da FAO e também como consultor da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento, além de trabalhar na Diretoria de Produção Animal do Ministério da Agricultura, Cohen foi efetivado como funcionário da Embrapa em 2002, onde passou a trabalhar no antigo Departamento de Organização e Desenvolvimento, para em seguida exercer atividades na Secretaria de Gestão Estratégica da Embrapa Sede, onde trabalhava com a área de Gestão e Planejamento, sendo transferido agora para a Unidade de Bagé.
Cohen conta que o convite feito pelo Chefe-Geral Roberto Collares foi colocado como um novo desafio profissional. “A proposta era participar e auxiliar nessa nova visão de trabalhos que a Embrapa pretende implementar em suas Unidades como a daqui de Bagé”, reitera o responsável pela área administrativa da Unidade.
Ele conta que a principal perspectiva de seu trabalho é a união das atuais chefias visando estimular a área fim da Unidade que são os processos de pesquisa. Também é destacada por Ricardo Cohen, a necessidade de atuação compartilhada com a Área de Comunicação e Negócios, cuja proposta é transformá-la em uma outra Chefia-Adjunta. “Contudo, as duas funções específicas que pretendemos operar de imediato, são na seqüência da reestruturação da infra-estrutura da Unidade, na parte de campos experimentais e o acompanhamento das obras do PAC, que estão sendo realizadas, como a construção e reformas de prédios, entre outras atividades”, aponta Cohen.
Outro aspecto destacado por Cohen é a busca em estruturar as atividades do Centro em torno dos trabalhos de pesquisa, fazendo com que haja um cronograma de atividades ligadas do apoio à pesquisa menos personalizado e mais institucional. “O trabalho, desta forma, passa a contar com um planejamento de atividades pré-determinadas e torna-se mais harmonioso e dinâmico, o que resulta em uma visão de serviços previamente planejados”, ressalta Ricardo Cohen que afirma ser um grande objetivo a ser vencido porque precisa e necessita de uma série de mudanças de comportamento, visto que a composição de um trabalho vai ser todo realizado através de um planejamento.
“É um desafio que estamos assumindo. Não será fácil, mas vamos trabalhar para que o Centro continue seu caminho de amplitude buscando atender assim as novas perspectivas da pesquisa”, finalizou o novo Chefe de Administração.
A Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Pecuária Sul (ACN) também passou por mudanças. O novo supervisor da área é o pesquisador Sérgio Silveira Gonzaga que recebeu o convite por estar identificado com o grupo de trabalho visto que já atuou na direção do setor em outra gestão. Ele assume em substituição ao pesquisador Eduardo Salomoni que volta para a pesquisa em bovinocultura de corte.
Sérgio Gonzaga é engenheiro agrônomo graduado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com mestrado em Fitotecnia – Plantas Forrageiras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Zootecnia – Produção Animal pela Universidade Federal de Pelotas.
Está na Embrapa Pecuária Sul desde 1989 e, além de assumir a supervisão da comunicação da Unidade, atua em duas linhas de pesquisa com projetos que atendem as áreas de Produção e Manejo de Forrageiras e Sistemas de Produção em Ovinocultura.
Para o novo supervisor da ACN, a área pode dar ainda mais visibilidade para a pesquisa desenvolvida no Centro e isso ocorrerá com um trabalho realizado com um dinamismo maior. “Temos um compromisso com a Chefia de expandirmos a marca Embrapa Pecuária Sul em outras regiões e, além disso, vislumbrarmos novas oportunidades e possibilidades de trabalho, tendo como enfoque uma ousadia maior em termos de comunicação”, salientou Sérgio Gonzaga, o novo Supervisor da ACN.
Cristiane Betemps
Embrapa Pecuária Sul
(53) 3242 8499 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura