Embrapa participa de congresso de incentivo ao consumo de frutas ehortaliças

22.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Durante esta semana, especialistas das Américas se reúnem em Brasília para discutir estratégias visando ampliar o consumo de frutas e hortaliças.

O 5º Congresso Pan Americano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças é organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA). Também participam da organização do evento o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC); a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa é outra instituição envolvida na organização do congresso, no qual participa como coordenadora de painéis, conferência e com apresentação de trabalhos científicos e de promoção ao consumo.

Nesta quarta-feira (23) a Embrapa coordena dois painéis sobre “*Políticas Públicas para transição agroecológica como estratégia de promoção da saúde” e “Incentivo ao consumo de frutas e hortaliças: perspectivas multidimensionais”. Um dia depois, às 8h30, o diretor executivo da Embrapa Geraldo Eugênio de França irá relatar *as iniciativas da Empresa para o aumento do consumo de frutas e hortaliças no Brasil.

A Embrapa Hortaliças, em parceria com outras instituições, apresenta ainda nove trabalhos selecionados no evento. A Unidade, juntamente com a Emater-DF, está atuando na implantação da produção integrada de pimentão e folhosas no Distrito Federal. A iniciativa visa garantir a qualidade e a sanidade desses produtos ao consumidor. Outro projeto em parceria com a extensão rural no DF é o que está promovendo a fortalecendo a produção agrícola na região de Planaltina, com a adoção de tecnologias, Boas Práticas Agrícolas e melhoria da gestão dos negócios pelos produtores. Também participam desses projetos a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e o Sebrae.

Outra pesquisa, envolvendo a Unidade e a Embrapa Cerrados (Brasília-DF), pretende implantar áreas de produção de frutas e hortaliças em sistemas de consórcios, sob condições irrigadas nos Cerrados. O objetivo é viabilizar a produção de forma intensiva e segura durante todo o ano.

A biofortificação de alimentos é tema de projeto que envolve 11 unidades da Embrapa. A Empresa está levando a pequenos produtores abóbora, batata-doce e mandioca mais ricos em pró-vitamina A, além de arroz, feijão, milho, feijão-caupi e trigo com maiores teores de ferro e zinco. O objetivo é introduzir esses alimentos na merenda escolar, para suprir a deficiência desses nutrientes em crianças no País.

Mangarito, ora-pro-nobis e taioba, entre outras hortaliças tradicionais estão ganhando os campos de produtores em Minas Gerais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Emater-MG, a Embrapa Hortaliças e a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas).

A promoção do consumo de hortaliças com diferentes públicos é tema de outros três trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças. A Unidade, juntamente com a Emater-DF, está editando cartilhas com informações sobre como comprar, conservar e consumir diversos produtos. O objetivo é, até o dia 21 de abril de 2010, publica 50 cartilhas com dicas ao consumidor. O material é tema de cursos promovidos na Ceasa, em Brasília.

Moradores da região administrativa de São Sebastião, em Brasília, também estão conhecendo os benefícios do cultivo e do consumo de hortaliças. Eles participam do projeto Jogo de Cintura, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Além de informações sobre consumo, a Embrapa Hortaliças ensina como produzir hortas em pequenas áreas.

Outra iniciativa é o Embrapa & Escola, um programa institucional da Embrapa que leva crianças aos centros de pesquisa da Empresa. Na Embrapa Hortaliças, os estudantes recebem informações sobre os benefícios do consumo de hortaliças para a saúde e visitam a vitrine de tecnologias da Unidade.

Marcos Esteves

Embrapa Hortaliças

(61) 3385-9109 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025