Embrapa participa da 8ª edição do Fórum de Feijão & Pulses

Cultivares de leguminosas desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças estão presentes no 8º Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, que ocorre de 11 a 14 de abril em Cuiabá (MT), no formato híbrido

07.04.2022 | 14:12 (UTC -3)
Embrapa

Cultivares de leguminosas desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças estão presentes no 8º Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, que acontece no período de 11 a 14 de abril de 2022, em Cuiabá (MT), no formato híbrido - presencial ou on-line. Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro do Feijão – Ibrafe, é considerado o maior evento de feijão e pulses da América Latina.

A importância do evento para a cultura das pulses (ervilha, lentilha e grão-de-bico) é avaliada pelo agrônomo Francisco Herbeth Santos, da área de Transferência de Tecnologia, como uma grande oportunidade não apenas para a troca de informações entre os produtores, palestrantes e expositores, mas também para os participantes conhecerem as novas cultivares e tecnologias disponíveis para o mercado. “É uma ocasião onde há uma grande interação entre os integrantes da cadeia produtiva e que serão apresentados a cultivares que podem substituir o trigo e o feijão, em alternância com o milho e a soja, como culturas de ‘safrinha’”, destaca o agrônomo.

Entre as cultivares que fazem parte do catálogo, a BRS Kalifa, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2022, apresenta um atrativo a mais para os produtores do grão: suas sementes estão sendo ofertadas em edital da Embrapa, cujas condições podem ser acessadas neste link. A cultivar apresenta alta produtividade (acima de 2.500 kg/ha em áreas irrigadas no Cerrado), é adaptada à colheita mecânica e possui dupla aptidão – pode ser destinada à comercialização de grãos secos e à indústria de conservas (grãos reidratados).

Também presente no espaço do fórum, a BRS Aleppo, cultivar de grão-de-bico já adotada pela cadeia produtiva de grão-de-bico, não exige grandes aportes de água ao longo dos quatro meses de seu ciclo de produção, apresenta bom desempenho na questão da produtividade (2.500 a 3.500 kg/ha), permite colheita mecanizada, aptidão industrial e grãos secos e é resistente ao fungo de solo Fusarium.

A cultivar de ervilha BRS Mikado é outra integrante da família das pulses incluída no grupo. Pertencente à categoria de grãos secos destinados à indústria de processamento (reidratado ou ervilha partida), a cultivar é bastante rústica e produtiva – pode chegar a produzir acima de 2.500 kg/ha.

Já pulse BRS Silvina, cultivar de lentilha para cultivo no período seco de inverno, requer uso de irrigação suplementar - em locais de maiores altitudes -, é adaptada às condições edafoclimáticas do Brasil Central, e seu sistema de cultivo é totalmente mecanizado.

Para o agrônomo, responsável pela organização do estande da Embrapa Hortaliças no evento, a boa notícia é que essas duas cultivares estão prontas para o mercado, atualmente suprido por importações. “A perspectiva é que se tornem uma alternativa às importações, o que resulta em economia de divisas e maior oferta de proteína de origem vegetal.

Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Os produtores de grão-de-bico, além de conferirem as características das cultivares que figuram no evento, vão contar com informações sobre a inserção dessa pulse no Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC. A cultura inserida no zoneamento pode representar inúmeras vantagens para os produtores, como indicações dos períodos de semeadura e dos níveis de riscos climáticos em cultivos de sequeiro e irrigado.

“Os agricultores que seguem as recomendações do ZARC estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo programa de subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR)”, pontua Santos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024