Embrapa oferece tecnologias para evitar queimadas

19.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

As atuais condições climáticas preocupam o meio rural roraimense e trazem de volta o medo de grandes incêndios, como o que atingiu campos e florestas do Estado de Roraima, em 1998.

Na época, a população rural sofreu graves conseqüências, com perdas de casas, galpões e muitas áreas de lavoura. Na cidade, a agonia da fumaça tornou o ar contaminado provocando diversos problemas de saúde. Um cenário que a Embrapa Roraima procura deixar para o passado.

Desde 2003, a Embrapa Roraima participa do Comitê Estadual de Prevenção e Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais, tendo, como principal missão, levar ao produtor rural soluções alternativas ao uso do fogo na agricultura.

Muitos estudos comprovaram que as queimadas são agricolamente insustentáveis, devido à degradação dos solos e à diminuição da variabilidade biológica do ambiente.

Atualmente, a Embrapa RR dispõe de diversas tecnologias para o produtor rural explorar seu estabelecimento de forma sustentável, sem fazer uso do fogo. As técnicas de produção disponibilizadas pela unidade privilegiam o manejo adequado de pastagem, entre eles o manejo rotacionado, manejo de culturas anuais e fruticultura, o plantio direto e os Sistemas Agroflorestais, que também compreendem a integração lavoura-pecuária, lavoura-pecuária-floresta e sistemas silvipastoris.

Uso de aceiros

Quando optar pelo uso do fogo, o agricultor deve estar ciente dos riscos e fazer uso de técnicas que contribuem para evitar acidentes. Entre elas, está o aceiro, que consta da limpeza da cobertura vegetal em faixas para evitar a propagação para as áreas que se deseja proteger. Podem ser feitos com auxílio de diferentes implementos e ferramentas: moto-serra, arado, grade de disco ou lâmina. Nos casos em que a queimada sair de controle, os aceiros de emergência e abafadores devem ser utilizados com prudência, para não por em risco à saúde humana.

Lourenço de Souza

Assessoria de Comunicação e Negócios

ACN - Embrapa Roraima

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025