FMC lança embalagem pioneira proveniente da cana-de-açúcar no Ethanol Summit
Trichoderma é o principal agente de biocontrole de doenças de plantas comercializado no Brasil e no mundo. Diversos produtos contendo esse bioagente estão registrados e disponíveis no mercado. Com isso, há a necessidade de padronizar as metodologias para a sua avaliação, tanto para o setor de qualidade das biofábricas, quanto para os órgãos de fiscalização e, principalmente, para os agricultores usuários.
Conforme Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), dentro dos produtos registrados para controle biológico, Trichoderma é o que tem mais produtos e é o mais vendido.
“O Projeto Qualibio, da Embrapa, estabeleceu metodologias para a avaliação da qualidade dos produtos à base de Trichoderma e disponibiliza essas metodologias em cursos anuais”, explica Bettiol. Em 2013, será de 9 a 11 de setembro, na Embrapa Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Biológico, especificamente para profissionais de empresas de biocontrole, engenheiros agrônomos e florestais, biólogos, farmacêuticos, químicos, estudantes e todos os interessados em controle biológico.
“O uso dessas metodologias padronizadas auxilia na promoção e legalização dos produtos, bem como garante a sua qualidade e efetividade, repercutindo na melhoria dos produtos biológicos nacionais e, consequentemente, aumentando seu mercado consumidor”, diz Bettiol.
Estão previstos temas como a importância da padronização de metodologias para avaliação da conformidade de produtos contendo agentes de biocontrole, aspectos gerais sobre Trichoderma como agente biológico para o controle de doenças de plantas, metodologias para a sua quantificação para formulados em pó-molhável, esporos concentrados e grânulos, preparo e execução das metodologias para a análise quali-quantitativa de produtos comerciais à base de Trichoderma spp., leitura e contagem do número de esporos ativos e germinados ao microscópio óptico, identificação molecular e morfológica, preservação de isolados, avaliação de contaminantes presentes em produtos a base de Trichoderma e determinação do número de unidades formadoras de colônias (UFC). Ao final do evento, os participantes irão visitar uma casa de vegetação em Holambra, SP, onde o Trichoderma é utilizado em larga escala.
Ainda conforme o pesquisador, “a edição de 2013 tem duas novidades. Irá abordar as características físico-químicas de formulações de produtos à base de Trichoderma. Essas características serão discutidas e preparadas demonstrações dos métodos de análise. Além desses aspectos será disponibilizada a nova versão só software Calibra, desenvolvido para calibração de suspensão de esporos de fungos”.
São 20 vagas.
Mais informações na página do evento
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura