Projeto de fomento a pequenos produtores recebe doação de sêmen Angus
A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) realiza, de 18 a 20 de novembro, mais uma etapa do “Curso de bovinocultura de corte para implantação de boas práticas agropecuárias”, dirigido a técnicos de campo e da extensão rural que trabalhem com assistência técnica, consultoria ou planejamento agropecuário.
O curso faz parte do projeto de implantação de Boas Práticas Agropecuárias, liderado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) e coordenado na Região Sudeste pela Embrapa Pecuária Sudeste.
Os temas a serem abordados e os instrutores, todos da Embrapa Pecuária Sudeste, são :
Ana Carolina de Souza Chagas - Parasitas de interesse na criação de bovinos
Andréa R. Bueno - Manejo racional e bons tratos de bovinos
Geraldo Maria da Cruz - Nutrição de bovinos de corte
Manoel Jacinto - Qualidade do couro
Patrícia Menezes Santos - Formação e manejo de pastagens
Renata Tieko Nassu - Manejo pré abate e qualidade da carne
Rogério Taveira Barbosa - Manejo reprodutivo, aspectos relacionados ao reprodutor
As boas práticas agropecuárias são normas e procedimentos que devem ser observados pelos produtores rurais para garantir a produção de alimentos seguros em sistemas de produção sustentáveis. Esse conjunto inclui o respeito às legislações ambientais e trabalhistas, com propriedades socialmente justas, economicamente viáveis e que adotem o bem-estar animal, com bons tratos a bovinos, ovinos, eqüinos e outras espécies.
Outra vantagem das boas práticas é o aumento da rentabilidade e produtividade para o produtor, com redução das perdas de matéria prima e do produto final.
No caso das carnes, parte do comércio já pede dos seus fornecedores a implantação de processos de controle de qualidade, para certificar que os produtos estão de acordo com as normas e exigências do mercado e do consumidor. Os produtos devem ser livres de resíduos químicos, físicos e biológicos ou de outra substância que possa causar problemas à saúde humana.
A consolidação das carnes brasileiras no mercado internacional e seu fortalecimento no mercado interno vão depender da assimilação desses conceitos pelos diferentes elos da cadeia produtiva (pecuaristas, frigoríficos, açougues, supermercados, transportadores e outros).
Mais informações e inscrições: (016) 3411-5669, (016) 3411-5600, eduardo@cppse.embrapa.br.
Jorge Reti
Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP)
16 3411-5600 / www.cppse.embrapa.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura