Embrapa Meio Ambiente mostra tecnologia na Agrifam

12.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Agrifam, reconhecida como a maior feira da agricultura familiar no Brasil, é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo - Fetaesp. A 7ª edição acontece em Agudos, SP, de 13 a 15 de agosto de 2010.

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participa expondo tecnologias de aplicação direta, destacando-se a pulverização eletrostática, o motor multicombustível e a solarização de substratos.

De acordo com o técnico Anibal Vieira Santos, responsável pelo estande da Embrapa Meio Ambiente nessa edição, a feira atrai agricultores de todo o Brasil.

“As caravanas chegam a viajar 12h ou mais, voltando no mesmo dia. Apesar do cansaço, muitos agricultores contam que vale a pena esse esforço, diz Anibal. “Eles buscam informações em tecnologias e soluções de baixo custo para problemas às vezes simples, com o objetivo de melhorar a sua produtividade”.

“É um público determinado a aprender, que presta muita atenção nas explicações, curioso com as novidades e que retorna para suas propriedades disposto a aplicar essas tecnologias”, enfatiza o técnico. Para ele, a feira cresce a cada edição, disseminando cada vez mais tecnologias para a agricultura familiar.

Coletor solar

Com as vantagens de ser totalmente seguro aos usuários e de não contaminar quimicamente os solos, a Embrapa Meio Ambiente desenvolveu um equipamento para tratamento térmico, que utiliza a energia solar para desinfestar solo utilizado em viveiros de plantas, e produzir mudas saudáveis e livres de microrganismos prejudiciais ao seu desenvolvimento. Solos infectados foram totalmente desinfestados com a utilização do coletor solar após um dia de exposição. Comparado com os sistemas tradicionais, possui outras vantagens: não consome energia elétrica ou lenha, é de fácil manutenção e construção e tem baixo custo, permite a sobrevivência de microrganismos termo-resistentes benéficos que impedem a reinfestação pelo patógeno, o que não ocorre nos tratamentos com brometo de metila e autoclaves.

Motor multicombustível

Com objetivo de obter um gerador elétrico para carregar bateria de pulverizador eletrostático, que pode ser utilizado por pequenos produtores rurais, a Embrapa Meio Ambiente desenvolveu protótipos de motores que funcionam com qualquer tipo de combustível renovável, sólido, líquido ou gasoso. Esse motor transforma qualquer fonte de calor em trabalho útil. Ele apresenta potência inferior aos motores tradicionais que utilizam gasolina, álcool ou diesel, mas, apesar disso, tem a vantagem de poder utilizar qualquer tipo de combustível renovável que gere calor, inclusive a radiação solar, contribuindo desta forma, para redução de emissão de poluentes para a atmosfera.

Bocal eletrostático

A Embrapa Meio Ambiente desenvolveu e patenteou um bocal eletrostático para ser adaptado em pulverizadores motorizados, que reduz o desperdício de defensivos agrícolas. No equipamento, o agrotóxico passa por um processo de eletrificação que faz com que as gotas sejam atraídas pelas plantas. Com isso, ocorre uma economia do líquido. Pelo processo convencional, cerca de 70% do veneno é desperdiçado. Com o bocal, somente 30% do produto é perdido. Outra vantagem da tecnologia é a redução do risco de contaminação do meio ambiente e dos profissionais que fazem a aplicação do defensivo.

A Feira

A Feira oferece contato com empresas de máquinas e implementos agrícolas, agroindústrias artesanais, mundo orgânico, turismo rural, produção de energia alternativa, biodigestores, miniusina de álcool, segmentos da cadeia produtiva, sítio-modelo, palestras, associações, universidades, institutos de pesquisa, entidades representativas (Organização das Cooperativas Brasileiras, Embrapa, Incra, Ceasa/Ceagesp, Itesp, Secretaria Estadual da Agricultura, Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Desenvolvimento Agrário, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Comunicações), Unidades Móveis do Serviço Social da Indústria - Sesi, Concurso do Inventor Rural, área de cidadania, dentre outros).

Mais informações:

Cristina Tordin

Embrapa Meio Ambiente

(19) 3311.2608

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025