Conferência Anual ITMF conta pela primeira vez com a expertise da Bayer CropScience
Este ano, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – Bahia), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, terá uma presença intensa no XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, que acontece de 18 a 22 de outubro em Natal (RN). Trinta e três pesquisadores, analistas e técnicos vão apresentar conferências, palestras, minicursos, mesas-redondas e trabalhos técnicos orais e em formato de pôsteres ligados ao tema “Frutas: Saúde, inovação e sustentabilidade”.
Para o chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Aldo Vilar Trindade, ao participar do principal congresso de fruticultura do país, a Unidade se reafirma como instituição de pesquisa da área. “Essa participação é muito importante, ainda mais neste momento em que reforçamos nossa atuação em nível nacional”, explica. A Unidade está iniciando algumas atividades com abacaxi, banana e mamão no Rio Grande do Norte e retomando a parceria com a Empresa Estadual de Pesquisa do Estado da Paraíba (Emepa) para trabalhar com abacaxi, banana e citros.
Tecnologias
No estande institucional, serão apresentadas diversas tecnologias geradas pela empresa, como as frutas Selecta Brasil, oriundas da Produção Integrada de Citros, que privilegia a otimização e preservação dos recursos naturais, e o monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro, desenvolvido pela equipe de pesquisa da Produção Integrada de Mamão.
Outra tecnologia é o abacaxi BRS Imperial, que tem como diferenciais a polpa amarela, o elevado teor de açúcares, o excelente sabor e a ausência de espinhos, e foi gerado pelo programa de melhoramento genético do abacaxizeiro da Unidade.
Programação
Três conferências vão contar com a participação de pesquisadores da Unidade. “A fruticultura na Embrapa”, terá como conferencista Domingo Haroldo Reinhardt, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e “A citricultura: desafios e oportunidades”, estará sob responsabilidade do melhorista Orlando Sampaio Passos. Já o pesquisador Eduardo Stuchi será o presidente da conferência “Mercados inteligentes para fruticultura”.
“Solo como elemento de sustentação da fruticultura” é o título de uma mesa-redonda cujo pesquisador Laércio Duarte Souza será um dos debatores, ao lado de Luciano Silva Souza, pesquisador aposentado e hoje professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Outra mesa-redonda, “Produção Integrada de Frutas” terá como debatedor o pesquisador José Eduardo Borges de Carvalho, coordenador da Produção Integrada de Citros na Bahia e no Paraná.
Dois minicursos vão ser ministrados pelos pesquisadores Romulo da Silva Carvalho (Manejo Integrado de Pragas) e Zilton José Maciel Cordeiro (Produção Integrada de Frutas). Além disso, serão mais de 60 trabalhos científicos apresentados pelos pesquisadores nas áreas de agroecologia, entomologia, fertirrigação, fitopatologia, irrigação, frutas nativas, melhoramento genético, processamento e agroindústria.
Eventos
Durante o CBF, a Unidade também vai promover a divulgação de dois grandes eventos da área de fruticultura que vão acontecer em 2011 sob sua coordenação: o V Simpósio do Papaya Brasileiro, de 31/10 a 4/11, em Porto Seguro (BA), e o Simpósio ProMusa, o mais importante evento internacional da bananicultura, de 10 a 14/11/2011, em Salvador (BA).
Léa Cunha
Embrapa Mandioca e Fruticultura
(75) 3312-8076
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura