Embrapa lança livro sobre transição agroecológica e construção participativa do conhecimento

22.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Cristina Tordin e Saulo Coelho

O livro “Transição Agroecológica – construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade” traz os resultados das atividades dos dois primeiros anos (2009 e 2010) de projeto em rede nacional liderado pela Embrapa.

A obra reúne contribuições de técnicos e cientistas de 16 Unidades da Embrapa, além de universidades e fundações de fomento à pesquisa de todas as regiões do país. Os autores são integrantes do projeto em rede, e muitos coordenam projetos componentes e planos de ação da pesquisa.

Com 297 páginas, a publicação tem como editores técnicos Carlos Alberto Barbosa Medeiros, Flávio Luiz Carpena Carvalho, André Samuel Strassburger, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS).

Conforme Clenio Nailto Pillon, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, “os primeiros resultados do esforço de construção do conhecimento estão nesse trabalho. Ainda que parciais, demonstram que muito já se evoluiu em direção ao objetivo central do projeto, que é apoiar processos de transição a uma agricultura sustentável, através da construção participativa do conhecimento agroecológico”.

O pioneirismo é atribuído ao fato de ser a primeira proposta de pesquisa a reunir técnicos da Embrapa e instituições parceiras para trabalharem com um objetivo comum, a construção do conhecimento agroecológico.

O objetivo central do projeto é apoiar processos de transição a uma agricultura sustentável através da construção participativa do conhecimento agroecológico. Para concretizar este objetivo, foi articulada uma rede nacional com interesse comum no enfoque agroecológico de pesquisa, com a finalidade de gerar e compartilhar, entre Unidades da Embrapa e instituições parceiras, conhecimentos, capacidades e estruturas.

O link para acesso ao livro é

.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025