Safras & Mercado divulga relatório sobre soja
A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) lançou neste sábado (23), durante a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o livro “A cultura da bananeira na região Norte do Brasil”. O lançamento foi realizado no salão principal da Estação Ciência, no Clube do Trabalhador (Sesi Aleixo).
O livro apresentou os resultados de pesquisas com a cultura da bananeira na região norte e informações sobre a cadeia produtiva dessa fruta. Os editores técnicos são os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental Luadir Gasparotto e José Clério Rezende Pereira.
Com 13 capítulos produzidos por 17 autores, a obra traduz o esforço de pesquisadores da Embrapa e de outras instituições, para levar aos interessados resultados de pesquisas capazes de contribuir para a sustentabilidade do agronegócio da banana. Apresenta um panorama sobre o cultivo da bananeira, a fim de situar o leitor quanto à importância comercial dessa cultura para a região.
Os capítulos retratam aspectos relacionados à implantação e manutenção do bananal, como exigências climáticas e escolha da área de plantio, cultivares, produção e obtenção de mudas, exigências nutricionais, cultivos consorciados com bananeira, tratos culturais, manejo de plantas daninhas, irrigação, pragas e doenças e métodos de controle. Também são abordados os cuidados na colheita e pós-colheita.
A partir de pesquisas voltadas para o controle da mais importante doença da bananeira, a sigatoka-negra, a Embrapa Amazônia Ocidental tem recomendado e lançado cultivares de banana resistentes a essa doença e que apresentam produtividade entre 30 e 40 toneladas por hectare, enquanto as habitualmente produzidas na região, suscetíveis à doença , produzem 10 t/ha.
Para adquirir o livro, acesse o site do www.cpaa.embrapa.br, e vá em Livraria Virtual.
Síglia Regina dos Santos Souza
Embrapa Amazônia Ocidental - Manaus/AM
(92) 3303-7852
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura