MT: dia de campo discute soja e culturas alternativas
Entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Cascavel/PR, visitantes do Show Rural Coopavel 2010 poderão conhecer duas novas cultivares de sorgo para corte e pastejo: o BRS 802 e o BRS 810.
Os lançamentos são da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), que apresentará também durante o evento dois híbridos forrageiros de sorgo (BRS 655 e BRS 610) e um híbrido granífero (o BRS 310), além das cultivares de milho: BRS 1040 e BRS 1002 (híbridos simples), BRS 3025 e BRS 3035 (híbridos triplos); e BRS 2022 (híbrido duplo). Os dez materiais são resultados do programa de melhoramento genético da Embrapa Milho e Sorgo, que lança, a cada ano, novas opções para os agricultores brasileiros.
Além das cultivares, a Embrapa Milho e Sorgo apresentará no Show Rural tecnologias importantes para os produtores rurais: a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o controle biológico de pragas, com bionseticida produzido a partir do baculovírus.
Existente na natureza e com ação específica em insetos, o baculovírus controla com eficácia a lagarta-do-cartucho, principal praga que ataca as lavouras de milho e chega a reduzir a produção em até 34%. A Embrapa trabalha com esse tipo de vírus há mais de 20 anos e já possui a técnica para produção do bionseticida em pó que pode ser utilizado por qualquer agricultor, tanto em aplicações através de trator como com pulverizador costal.
O produto apresenta alta eficiência para o controle da lagarta-do-cartucho, agindo especificamente contra a praga e não matando outras espécies que se encontram na natureza. A principal consequência do uso do controle biológico com o baculovírus é a grarnde redução no uso de inseticidas químicos.
Já a ILPF, uma das tecnologias mais pesquisadas atualmente pela Embrapa, consiste numa estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado.
Resultados de pesquisas demonstram que os sistemas agrossilvipastoris têm ganhado importância dentro da propriedade rural por permitirem a continuidade na produção de grãos e de pastagens num patamar maior de produtividade. O segmento florestal representa uma espécie de poupança para o produtor, pois os custos nesse segmento acabam sendo menores justamente por causa das outras atividades associadas: lavouras e pastagens. Além disso, o sistema ILPF reduz a pressão pelo desmatamento, causado tanto pela busca de novos espaços para a agropecuária como pela procura por madeira.
Cultivares
A Embrapa Milho e Sorgo lança dois híbridos de sorgo para corte e pastejo. O BRS 802 é mais uma alternativa para sistemas de produção de forragem à disposição de pecuaristas tecnificados. Apresenta alto potencial de produção de matéria seca em cortes ou rebrotas sucessivas, podendo alcançar produtividades superiores a 20 toneladas de matéria seca ou 100 toneladas de matéria verde por hectare. Apresenta fácil estabelecimento a partir de sementes de alto poder germinativo e vigor, rápido crescimento a partir do vigésimo dia de vida, extraordinária capacidade de rebrota e perfilhamento.
Já o BRS 810 tem ciclo anual, desenvolve-se durante a estação do verão e alcança de 1,5 m a 3,7 m de altura. Exibe uma pigmentação amarronzada na nervura das folhas e na medula do caule. Apresenta alta capacidade de rebrota, alto valor nutritivo, sendo adaptada à produção de biomassa sob condições de estresse ambiental. Com aproximadamente 30 a 40 dias, já fornece um pasto de alta qualidade.
As duas novas cultivares têm excelente aceitação pelos animais e boa resistência às principais doenças foliares, além da resistência ao míldio.
Também serão apresentadas, na área plantada pela Embrapa no evento, as cultivares de sorgo BRS 655 e BRS 610 (híbridos forrageiros) e BRS 310 (híbrido granífero).
O BRS 655 permite uma silagem de alta qualidade, tem estabilidade de produção, alta resistência a estiagem, baixo custo de produção e alto potencial de produção de massa verde. É indicado para plantio no período chuvoso (de outubro a dezembro) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do estado do Tocantins.
Adaptado para produção de forragem em diversos sistemas de produção, o BRS 610 apresenta porte alto, em torno de 2,5 m, ciclo de 90 a 100 dias. Possui alta porcentagem de grãos na massa, conferindo silagem de alta digestibilidade e alto teor protéico.
Já o BRS 310 foi desenvolvido principalmente para o plantio na safrinha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e nas condições do semiárido do Nordeste do Brasil. Apresenta boa resistência às principais doenças que atacam a cultura do sorgo no país.
As cultivares de milho a serem apresentadas foram plantadas para grãos em dois espaçamentos diferentes (80 cm e 45 cm), com o objetivo de avaliar o comportamento nessas situações. O BRS 3025 também foi plantado para silagem, com espaçamento de 80 cm.
O BRS 1040 é um híbrido simples de milho que tem potencial genético para alta produtividade, estabilidade de produção e ciclo semiprecoce. Possibilita alto retorno financeiro a produtores que mantêm lavouras com elevado uso de insumos.
Já o BRS 2022 é um híbrido duplo que tem ciclo precoce. Seu potencial genético para produtividade também é alto.
O híbrido triplo BRS 3025 possui ciclo precoce. Seus grãos são alaranjados e semidentados.
Os três híbridos (BRS 1040, BRS 2022 e BRS 3025) são indicados para plantio, tanto na safra como na safrinha, em todo o país, exceto na região subtropical (que inclui o Sul do Paraná e os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul).
O BRS 3035, também híbrido triplo, tem ciclo superprecoce. A indicação de plantio é para a época de safrinha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e para o estado do Paraná, exceto em sua parte Sul.
Já o BRS 1002, híbrido simples de ciclo precoce, foi especialmente desenvolvido para a região Sul do país. Apresenta boa sanidade foliar, elevado rendimento de grãos, ótima estabilidade de produção, além de ótimo empalhamento.
Mais informações: Embrapa Milho e Sorgo - (31) 3027-1223 /
Marina Torres
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura