Embrapa lança duas cultivares de pêssego

01.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

As cultivares de pêssego BRS Libra e BRS Âmbar, lançadas na Expointer, são resultado de melhoramento desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) e Escritório de Negócios de Campinas/SP, da Embrapa Transferência de Tecnologia.

A Embrapa Transferência de Tecnologia é a unidade responsável pelo licenciamento de viveiristas para produção de mudas e propágulos e faz o acompanhamento em campo dos testes de seleção dos materiais desenvolvidos pela pesquisa.

A BRS Libra, bem como a recém lançada BRS Kampai, são as primeiras variedades de pessegueiro a receberem o certificado de proteção no Brasil, o que confere às cultivares, a segurança da origem genética e sua qualidade.

A BRS Libra tem duplo propósito, atende as especificações da indústria de conservas e ao consumo in natura. Com polpa amarela e firme, diâmetro aproximado de 5,5 cm, peso médio dos frutos em torno de 120 gramas e sabor doce ela agrada ao paladar do consumidor .

A planta tem vigor alto, floração precoce na primeira quinzena de julho, podendo variar conforme ano e local. Tem baixa necessidade em frio (100 a 200 horas) e foi testada em Pelotas (RS).

Sua colheita tem início entre final de setembro e início de outubro e a produtividade da cultivar ficou entre 200 a 400 frutos por planta, antes do desbaste, durante os testes de validação.

A BRS Âmbar atende às especificações da indústria com características desejáveis como: polpa amarela e firme, sabor doce-ácido, diâmetro aproximado de 6 cm, peso médio dos frutos em torno de 130 gramas e deve ocupar parte do mercado da cultivar Esmeralda.

A planta tem vigor médio a alto, floração nos meses de julho e agosto e apresentou necessidade de frio em torno de 300 horas. A colheita se dá em final de novembro e início de dezembro e teve resultados em torno de 20 a 30 quilos por planta.

Segundo Maria do Carmo Bassols Raseira, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado o pêssego é uma fruta que pode ser considerada como alimento funcional, já que é rico em compostos fenólicos, substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável. Possui também beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

Para Ciro Scaranari, técnico do Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia, que acompanha a avaliação final destas seleções de pessegueiro e de outras fruteiras de clima temperado, explica que o trabalho de validação dos resultados da pesquisa são fundamentais para a Embrapa identificar e disponibilizar ao mercado os materiais que atendam às demandas dos produtores.

Serviço:

Lançamento das cultivares de pêssego BRS Âmbar e BRS Libra

Quando: 03/09/2009

Horário: 16h30

Local: Casa da Tecnologia da EXPOINTER

Cidade/Estado: Esteio/RS

Joseani M. Antunes

Embrapa

Casa da Embrapa na Expointer 51-3459-0964

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025