Embrapa inaugura infraestrutura do Laboratório Multiusuário de Bioinformática

05.10.2011 | 20:59 (UTC -3)
Nadir Rodrigues

O Laboratório Multiusuário de Bioinformática (LMB) da Embrapa, vinculada ao Mapa, terá sua infraestrutura inaugurada em 6 de outubro. A cerimônia ocorrerá às 10h30min, na Embrapa Informática Agropecuária, localizada em Campinas, São Paulo.

Durante o evento serão apresentados o modelo de gestão e o parque computacional do laboratório. Os objetivos são contribuir para o avanço na fronteira do conhecimento, incorporar novas tecnologias, viabilizar soluções eficientes para demandas em bioinformática e disponibilizar acesso à infraestrutura computacional de alto desempenho.

Laboratórios parceiros, de unidades da Embrapa ou externos, vão poder usar o parque computacional para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Essa é uma estratégia que vem sendo usada mundialmente, pois compartilha equipamentos de alto custo, otimizando recursos econômicos e humanos. O financiamento do laboratório será por captação de recursos de projetos da Embrapa e junto a agências de fomento.

O parque é composto de duas máquinas IBM System, com 512 gigabytes (GB) de memória RAM que podem ser expandidas para até 3 terabytes cada uma, e 8 processadores Xeon 6-core, que resultam em 48 núcleos de processamento. Com o LMB, a Embrapa passa a usufruir de maior poder computacional, incorporando competências na área de computação de alto desempenho.

Segundo a chefe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, o LMB atenderá à Embrapa e a todo o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. “Esperamos que esta experiência possa contribuir para novos modelos de laboratórios multiusuários na empresa”, afirma.

A coordenação é do pesquisador da unidade, Michel Eduardo Beleza Yamagishi, com apoio de um comitê assessor para auxílio nas atividades técnicas, como formulação de agenda, análise de demandas e prospecção de cenários. Já está prevista a contratação de empregados e de bolsistas de apoio técnico para atuarem no LMB.

“Um recente estudo divulgado pela Nature mostrou que a China concluiu a montagem do genoma do urso panda gigante usando um computador com 32 núcleos de processamento e 512 GB de memória RAM”, conta Yamagishi. “Poderemos executar projetos que antes não seriam possíveis, como o sequenciamento de organismos de interesse agropecuário cujos genomas tenham complexidade semelhante ao do panda”, avalia.

Participam da cerimônia de inauguração o diretor-executivo de P&D da Embrapa, Maurício Lopes, a diretora-executiva de Administração e Finanças, Vânia Castiglioni e o chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Kleber Xavier Sampaio de Souza. Também estarão presentes representantes de instituições públicas de ensino e pesquisa da Região Metropolitana de Campinas.

Inauguração da infraestrutura do Laboratório Multiusuário de Bioinformática

6 de outubro, às 10h30min

Embrapa Informática Agropecuária

Av. André Tosello, 209 - Campus da Unicamp - Campinas, SP

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025