Pesquisa aborda certificação socioambiental da soja no Maranhão
A expansão da produção de soja tem sido marcada pela incorporação de novas áreas em regiões de fronteira agrícola, especialmente na região Matopiba
Com foco no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) “Ciência para a redução das desigualdades”, a Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) realizará atividades lúdicas e criativas para estudantes com o intuito de mostrar como as pesquisas estão inseridas no nosso dia a dia. O destaque deste ano é o envolvimento de alunos com alguma deficiência visual, cognitiva e com síndrome de down nas ações programadas para os das 17, 18 e 19 de outubro, nos períodos matutino e vespertino.
Instituições que trabalham com esse público estão sendo convidadas, entre elas o centro de tratamento Cris Down que esteve recentemente na Embrapa Hortaliças. O evento também é voltado para estudantes do ensino fundamental e médio da rede municipal e particular do Distrito Federal e Entorno.
Nos três dias serão realizadas as seguintes ações: Visita ao jardim sensorial onde estão diversas plantas aromáticas que poderão ser vistas e sentidas por meio do tato e do olfato. Na Vitrine Tecnológica os alunos terão acesso a cultivares resultantes de pesquisas da Embrapa como cenoura, pimenta, berinjela, batata-doce, pimentão e alface. E na oficina de nutrição eles vão receber informações sobre os benefícios do consumo de hortaliças para alimentação saudável. E como exemplo de uma agricultura mais sustentável e versátil, pesquisadores vão mostrar o sistema hidropônico, que é uma forma de cultivo sem solo. Na oficina de horta em pequenos espaços os estudantes vão aprender que é possível ter hortaliças fresquinhas em casa e eles ainda vão visistar o laboratório de sementes. Para chamar a atenção dos alunos sobre a importância da genética e da hereditariedade, no espaço Mendel os pesquisadores vão falar sobre os princípios das leis do cientista Gregor Johann Mendel.
De acordo com o pesquisador Warley Marcos Nascimento, evento foi pensado para contribuir com a popularização da ciência junto a esse público específico. Ele explicou que agricultura sustentável, incentivo ao consumo de hortaliças e reciclagem são alguns dos temas que serão abordados nessas atividades de forma lúdica para promover a inclusão social e a redução das desigualdades.
Parcerias: Essas ações fazem parte do projeto “Um novo olhar sobre a ciência e tecnologia: atividades inclusivas para deficientes visuais e com síndrome de down da rede pública e privada de ensino” aprovado junto ao CNPq. A Embrapa conta ainda com a parceria das secretarias municipais de ensino e da Universidade Paulista (Unip).
Semana: A 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) em parceria com diversas instituições para a popularização da ciência em todo o Brasil.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura