Massey Ferguson mostra tratores da nova Série MF 7000 Dyna-6 na Feicana
Capacitação de profissionais, campanhas de divulgação e criação de uma rede de cooperação técnica de transferência de tecnologia para o milho são as propostas do plano de ações estratégicas para o aumento da produtividade da cultura no Brasil.
O projeto foi apresentado, nesta quinta-feira (11), pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jason de Oliveira Duarte, durante a 9ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho, em Brasília/DF.
Segundo Duarte, as campanhas destinam- se aos produtores, técnicos e tomadores de decisão dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso e oeste da Bahia."Os benefícios previstos, até o fim de 2012, são aumento de produtividade e otimização do emprego de insumos, pela utilização de boas práticas, e sustentabilidade da produção agrícola", explica.
O plano, iniciado em 2009, conta com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (PAC Embrapa), que dispõe de R$ 2 milhões para aplicação em transferência de tecnologia, até 2012.
“O apoio do governo à comercialização do milho na safra 2008/2009 foi o maior dos últimos 10 anos. Contribuímos para a venda de 10,6 milhões de toneladas do grão. Para o ciclo 2010/2011 devemos chegar a 15 milhões de toneladas e temos orçamento aprovado de R$ 5,2 bilhões para todas as cadeias produtivas.” A declaração é do coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais, Sílvio Farnese, que apresentou os dados, nesta quinta-feira (11), na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho e Derivados, em Brasília.
Desse total, a Aquisição do Governo Federal (AGF) foi de 645 mil toneladas e os Contratos de Opção de Venda, 3,27 milhões de toneladas. Os prêmios Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e de Escoamento do Produto (PEP) somaram 6,68 milhões de toneladas. Os estoques públicos contabilizam 5,3 milhões de toneladas de milho. Mato Grosso se destacou, com 6,9 milhões de toneladas. De acordo com Farnese, as operações governamentais para a próxima safra devem começar em abril.
Kelly Beltrão
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura