Embrapa e Ifag assinam termo de cooperação técnica

A iniciativa ocorreu dia 30 de maio na sede da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG), em Goiânia (GO)

05.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Rodrigo Peixoto​

A Embrapa e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) assinaram acordo de cooperação técnica para realização de pesquisas voltadas ao setor agropecuário e relacionadas à estruturação de sistema informatizado de dados econômicos do meio rural. A iniciativa ocorreu dia 30 de maio na sede da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG), em Goiânia (GO), quando foi comemorado um ano de criação do Instituto.   

Ligado ao sistema FAEG/Senar, o Ifag coleta e organiza informações socioeconômicas do setor agropecuário, oriundas de 12 regiões do Estado e que abrangem custos de produção, preços pagos ao agricultor, comercialização da safra, mercado futuro, dentre outros. Esse trabalho é feito por analistas e assistentes técnicos e busca contribuir para o planejamento da atividade rural e oferecer subsídios para a atuação de instituições focadas no agronegócio. Com a assinatura de termo de cooperação, a Embrapa passará a integrar o sistema de inteligência do Instituto, auxiliando a transformação de dados em conhecimento aplicado.

De acordo com o diretor executivo do Ifag, Edson Novaes, nesse um ano de atividades, houve empenho em estreitar parcerias e que culminaram na assinatura do acordo técnico e em ações conjuntas. “Com a Embrapa, nós estamos com um projeto protocolado e sob avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para fazer uma plataforma informatizada com banco de dados geoespaciais da agropecuária goiana”, afirmou.

Para o presidente da FAEG/Senar, José Mário Schreiner, trabalhos dessa natureza, como vêm realizando o Ifag, exigem estudos profundos e tratamento diferenciado de dados para permitir que o segmento agropecuário possa embasar o processo de tomada de decisão sobre suas atividades para além de percepções e opiniões efêmeras. Corroborando com esse ponto de vista, o chefe da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Wander, destacou em seu discurso na solenidade de aniversário o mérito do Ifag em “construir informações robustas e de muita qualidade para os produtores”.

No evento comemorativo, foi também celebrado convênio técnico e financeiro entre o Ifag e a Faculdade Senai/Fatesg para a realização de curso de pós-graduação lato sensu, MBA em Gestão do Agronegócio.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024