Ceagesp movimenta R$ 4,57 bilhões em 2010
A Embrapa, em parceria com a BASF, desenvolveu uma nova cultivar de arroz tolerante ao herbicida Only. O manejo das lavouras com o auxílio do Sistema de Produção Clearfield Arroz, permite o controle eficaz do arroz vermelho. A nova variedade chega ao mercado sob o nome de BRS Sinuelo CL, fruto de cerca de dez anos de pesquisa, com boa produtividade, tolerância ao acamamento e à toxidez do ferro.
Para o gerente de projetos Clearfield da BASF, Airton Leites, a nova variedade do Sistema de Produção Clearfield vai oferecer aos orizicultores mais uma alternativa no combate ao arroz vermelho. “O arroz vermelho é a principal planta daninha infestante das lavouras de arroz irrigado e a que mais limita o potencial de produtividade da cultura”, complementa. Nos últimos anos, aproximadamente um terço da área cultivada encontrava-se seriamente comprometida, o que inviabilizava o crescimento da cultura. Dessa forma, muitas lavouras foram abandonadas devido à alta infestação de arroz vermelho, antes do advento da Tecnologia Clearfield.
A BRS Sinuelo CL é resultado do avançado programa de melhoramento de arroz da Embrapa com a Tecnologia Clearfieldâ da BASF. É uma cultivar de arroz irrigado de ciclo médio para o Rio Grande do Sul, enquanto as demais variedades do Sistema são de ciclo curto. Além disso, apresenta um tipo de planta moderna, com folhas eretas e porte baixo. A nova variedade trará aos produtores de arroz, especialmente os gaúchos, uma alternativa não só para o controle do arroz daninho, mas também para a produção de grãos da classe longo fino. O arroz branco e translúcido que, ao cozinhar, fica “solto” é o preferido pelo consumidor brasileiro.
Segundo o pesquisador da Embrapa, Ariano Martins de Magalhães Jr, a BRS Sinuelo CL utilizada no Sistema de Produção Clearfield ainda apresenta vantagens indiretas como redução do custo de produção e melhor aproveitamento da adubação nitrogenada. “Temos que destacar também que a BASF e a Embrapa estão trabalhando em conjunto para garantir que o produtor receba as sementes certificadas, assegurando a origem e a qualidade do produto”, afirma Ariano. A cultivar será produzida de acordo com as normas do Sistema Nacional de Produção de Sementes para fomentar a alta tecnologia na rizicultura brasileira.
A nova variedade para utilização no Sistema de Produção Clearfiled Arroz será apresentada aos produtores durante Dias de Campo promovidos pela BASF e Embrapa em todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul. O evento de lançamento oficial será realizado em Camaquã (RS) no dia 24 de fevereiro, durante a 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Durante os meses de fevereiro e março, a equipe técnica realizará dias de campo em municípios gaúchos para apresentação da nova variedade, entre eles: São Miguel, Uruguaiana, São Vicente, Pelotas, Capivari do Sul, Dom Pedrito, Mostardas, Jaguarão e Bagé.
A BRS Sinuelo CL foi desenvolvida a partir de melhoramento genético. A tolerância ao herbicida foi obtida dentro da própria espécie, não havendo necessidade de “importação” de genes de outras espécies para a composição do genoma da cultivar. Os testes de campo foram iniciados durante o ano agrícola 2004/05 e, em 2009, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) concedeu o registro para a nova cultivar. A BASF e a Embrapa acreditam que cerca de 5% da área de arroz do Rio Grande do Sul será cultivada com a nova variedade. Atualmente, 50% da área de arroz irrigado do Estado é cultivada com o Sistema de Produção Clearfield.
Serviço:
Evento: 21ª. Abertura da Colheita do Arroz
Local: Parque Dorval Ribeiro do Sindicato Rural de Camaquã
Endereço: Rua João Ferreira, 850, bairro Gaúcho, em Camaquã
Período: 24 a 26 de fevereiro de 2011
http://www.colheitadoarroz.com.br
Érica Brito
XPress Comunicação
(11) 2898-7498
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura