ANDEF leva inovação e boas práticas à Agrishow
A Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Mapa, coloca à disposição dos horticultores brasileiros sementes da berinjela Ciça. Lançada pela Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), a cultivar é um híbrido originário do cruzamento entre um genótipo resistente à antracnose e outro resistente à podridão-de-fomopsis, doenças que causam severos danos à cultura.
Os frutos da berinjela Ciça apresentam coloração roxo-escuro brilhante e formato oblongo-alongado, com 22 cm de comprimento por 8 cm de diâmetro e cerca de 350 g de peso. Em condições favoráveis, a cultivar tem produzido até 120 t de frutos por hectare. As folhas, de coloração verde-escura, não possuem espinhos, o que facilita o manuseio durante a colheita. Além da resistência a doenças, a Ciça apresenta boa adaptação a variações climáticas, uniformidade do fruto e planta, e boa conservação pós-colheita
Em condições de horticultura convencional, a cultivar tem se mostrado mais rústica, necessitando de um número menor de pulverizações, aumentando a sua sustentabilidade ambiental e diminuindo os custos de produção. Em regiões onde não ocorrem geadas, a Ciça pode ser plantada durante o ano todo. A colheita geralmente é feita 60 dias após o transplantio.
Origem – A berinjela (Solanum melongena), uma solanácea arbustiva originária da Índia e de fácil cultivo nos trópicos, pertence à mesma família do pimentão, da batata e do tomate e é sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva durante floração. Seu fruto vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Preparada à milanesa, ao forno ou recheada, é uma grande fonte de sais minerais e de vitaminas.
Eduardo Pinho Rodrigues
Embrapa Transferência de Tecnologia
Gerência de Promoção Tecnológica
(61) 3448-1822
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura