Embrapa contribui com horta em escola comunitária de Aracaju

14.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Saulo Coelho

O projeto Verde Saúde, desenvolvido através de ação voluntária de colegas da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE) na área das Escolas Reunidas Oratório Festivo São João Bosco, no bairro Cirurgia, em Aracaju, há mais de um ano contribui na alimentação escolar e de idosos atendidos pelas instituições.

Idealizado pelo funcionário aposentado da Petrobras, Marcio Landes Claussen, o projeto para desenvolver uma horta orgânica na escola rapidamente ganhou corpo e mais voluntários, entre eles o assistente do Núcleo de Comunicação Organizacioal (NCO) da Unidade, Roque de Jesus, um dos articuladores da iniciativa.

A horta orgânica foi implementada no início de 2012 com a ajuda técnica dos pesquisadores Luciana de Carvalho e Salete Rangel, que visitaram a escola e ajudaram nas orientações para condução dos trabalhos com a participação de voluntários. De base ecológica, a horta tem canteiros construídos com garrafas pet reaproveitadas e recebe apenas tratamento orgânico, sem agentes químicos.

Hoje, a produção de hortaliças e plantas medicinais supre a cozinha para alimentar idosos e crianças da comunidade que estudam nas escolas, além do excedente eventual ser doado para suas famílias.

Na última quinta-feira (13), a convite da Irmã Jeni, coordenadora da escola, Roque esteve na área para registrar a ocorrência de pragas e doenças no plantio de coentro e couve, e tentar viabilizar uma solução para os problemas.

A pesquisadora Maria Urbana Nunes, que atua em pesquisas com agricultura orgânica, será acionada para apontar as melhores soluções. O pesquisador Joézio dos Anjos, que realiza estudos com vermicompostagem, irá disponibilizar húmus de minhoca para garantir uma maior fertilidade do solo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025