Embrapa conclui pesquisas para a primeira denominação de origem de Vinhos do Brasil

12.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa entrega, nesta semana, aos produtores da Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – Aprovale, nove documentos técnicos com os estudos conclusivos que atestam a qualificação da região do Vale dos Vinhedos para ser reconhecida como a primeira Denominação de Origem (DO) de vinhos do Brasil.

Os estudos foram intensificados a partir de 2004 e comprovaram que os vinhos específicos obtidos através do Regulamento de Uso da DO possuem qualidades e características originais que se devem ao clima e ao solo da região, às variedades de uvas utilizadas e aos métodos enológicos empregados.

Jorge Tonietto, pesquisador da Embrapa que coordenou o projeto de pesquisa, afirma que o modelo da DO Vale dos Vinhedos passará a ser uma referência entre os países produtores de vinho de qualidade de indicações geográficas do Novo Mundo. Ele ficou entusiasmado com os produtores da Aprovale, que assumiram um forte compromisso com a qualidade dos vinhos, através de um “Regulamento de Uso” e de uma “Normativa de Controle” estrita, que possibilita a certificação e a rastreabilidade dos produtos, mantendo os elementos de qualidade e tipicidade da região produtora do Vale dos Vinhedos.

O projeto foi desenvolvido com a Aprovale, sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a Embrapa Clima Temperado, a UCS e a UFRGS. O projeto teve recursos financeiros da Finep.

O pedido da DO Vale dos Vinhedos será protocolado no próximo dia 16 de agosto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, no Rio de Janeiro, a quem compete reconhecer e outorgar a DO.

Anelise Sulzbach

Embrapa Uva e Vinho

(54) 3455.8135

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025