Embrapa Cocais tem novo chefe-geral

Desde 1º de julho, a Embrapa Cocais tem novo chefe-geral: o pesquisador Marco Aurélio Delmondes Bomfim

05.07.2022 | 17:41 (UTC -3)
Embrapa
Pesquisador Marco Aurélio Delmondes Bomfim. - Foto: Divulgação
Pesquisador Marco Aurélio Delmondes Bomfim. - Foto: Divulgação

Desde 1º de julho, a Embrapa Cocais tem novo chefe-geral: o pesquisador Marco Aurélio Delmondes Bomfim, selecionado por meio do processo de recrutamento e seleção restrito aos empregados efetivos da Embrapa e conduzido pela Diretoria Executiva da Empresa. Entre os critérios exigidos para o cargo, destacam-se a reconhecida competência técnico-científica, gerencial e administrativa para o fortalecimento da meritocracia institucional e o alinhamento estratégico com o modelo de governança da Embrapa.

Para esse ciclo de gestão na Empresa, Marco Bomfim destacou algumas das premissas com as quais construirá, com o protagonismo da Embrapa Cocais e em parceria com instituições público e privadas do estado, um ambiente de pesquisa e inovação maranhense arrojado e de resultados.

Valorização de todo o potencial do Estado do Maranhão com foco em inclusão e sustentabilidade.  Em ambos os principais biomas que formam o estado - Amazônia e Cerrados (Matopiba), há desafios e oportunidades tanto para apoiar a agricultura familiar na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do estado, quanto para a agricultura e pecuária de maior escala, importantes para o Produto Interno Bruto – PIB. “O Maranhão é um estado de grande dimensão territorial, é a quarta economia do Nordeste e tem a maior participação, entre os estados brasileiros, da agricultura no PIB, detendo mais de 30% da maior fronteira agrícola do país - o MATOPIBA, onde precisamos apoiar o desenvolvimento de uma agricultura de baixo impacto ambiental. Por outro lado, não podemos descuidar do desenvolvimento inovações sociais e tecnológicas de alto potencial de inclusão produtiva e promotora do desenvolvimento, para diminuir a pobreza rural no estado, que é a maior do país”.

Agenda de entregas em conexão com setor produtivo. O foco da agenda de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia, segundo o chefe-geral, será definido a partir de uma escuta ativa das demandas do setor produtivo, para definir as prioridades do Plano Estratégico da Embrapa Cocais. “As demandas devem orientar não somente a agenda da Unidade, mas também da rede de Instituições de Ciência e Tecnologias (ICTs), que será estimulada na perspectiva do ecossistema de inovação maranhense”, adianta o novo chefe.

Cooperação e aliança com parceiros-chave.  Uma das metas mais ousadas da nova gestão é inovar na forma de atuação da Unidade, tornando a Embrapa Cocais uma célula de inovação corporativa, atuando em rede, no ecossistema de inovação maranhense para o desenvolvimento de pesquisa e inovação agropecuária, bem como cumprindo um papel estratégico para o setor produtivo, visibilizando as demandas e apoiando a formulação de políticas públicas. “Criar sinergia a partir das fortalezas de cada um dos parceiros (conhecimento e infraestruturas físicas já existentes - como laboratórios e campos experimentais) e mobilizar a expertise de toda a Embrapa Brasil. Vamos trabalhar para criar um ambiente de ciência e inovação poderoso para o estado", almeja o gestor. 

Perfil acadêmico resumido

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1995), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2000), Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Pós-Doutorado pelo International Center for Agricultural Research in the Dry Areas - ICARDA em Aleppo, na República da Síria (2008) e pela Texas A&M University, College Station-Texas-USA (2012).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024