DuPont Pioneer apresenta novidades na Entec$ 2013
Fundada em 26 de abril de 1973, a Embrapa completa este ano 40 anos de ações para viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira. Em Sergipe, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju), uma das 47 Unidades da Empresa espalhadas pelo país, reforça as comemorações com um grande evento.
Na quinta-feira (23), o diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf, e o chefe-geral da Unidade, Edson Diogo Tavares, recebem, no auditório da Unidade, em Aracaju, autoridades, representantes de instituições parceiras, colaboradores, integrantes de movimentos sociais e a sociedade em geral para a cerimônia local de comemoração dos 40 anos da Embrapa. A solenidade é aberta a todo o público.
Integram a programação, com início às 8h30, a audiência pública com membros do Comitê Assessor Externo (CAE – instância de controle da Unidade por membros da sociedade) da Embrapa Tabuleiros Costeiros, a inauguração da ampliação da Área Técnico-científica, lançamentos de publicações e tecnologias, assinatura de convênios para pesquisas e homenagens especiais. Acontecem, ainda, a apresentação do Coral Harmonia, formado por colaboradores da Embrapa e Codevasf, a exibição de vídeos comemorativos dos 40 anos e apresentação dos resultados de pesquisa da Unidade nos últimos anos.
Criada em 26 de abril de 1973 como principal instrumento na reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, a Embrapa foi parte efetiva da revolução agrícola que tornou o Brasil um dos líderes mundiais em tecnologias para a agricultura tropical.
Nesse período, o País deixou uma situação de insegurança alimentar e passou a ser um dos principais produtores de alimentos do mundo. O crescimento da oferta para o mercado interno superou a curva de crescimento da demanda, provocando uma queda de 50% no valor da cesta básica, entre 1975 e 2011.
Essa revolução no campo é fruto do trabalho conjunto da Embrapa, das instituições estaduais de pesquisa e extensão, de universidades e do setor produtivo, que apostou nas tecnologias geradas pela pesquisa. Essas inovações ajudaram a mudar o cenário brasileiro com incremento de produção, produtividade e impulsionando a competitividade, com sustentabilidade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura