Fungicida Aproach Prima será destaque da DuPont na Expocafé 2011
Um curso de atualização da Embrapa vai ajudar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Emater/CE) a formar quadros para o atendimento à crescente demanda de agricultores familiares pelo cultivo de hortaliças. Técnicos de municípios cearenses estão sendo treinados em Campinas/SP por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ação que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário teve início dia 13 e segue até sexta-feira (17).
O gerente de olericultura do Centro Gerencial da Emater em Fortaleza (CE), Antonio Nilton Dantas Gomes, explica que a falta de técnicos na área aliada ao crescente interesse da instituição em oferecer alternativas aos produtores motivaram a busca pelos especialistas da Embrapa. “Queremos oferecer aos nossos agricultores familiares as novas tecnologias que estão sendo oferecidas aos produtores de grande porte”, afirma.
- Junto aos agricultores da região do sertão central o objetivo é também reduzir índices de insegurança alimentar. “Diversificando a produção das famílias avaliamos que poderemos também oferecer alternativas de renda adicional”, observa o agrônomo José Tarcísio do Rego, da Emater de Quixeramobim.
De acordo com o gerente do escritório local da Emater de Juazeiro do Norte, Sérgio Linhares, o estímulo à produção de hortaliças para atendimento ao programa de merenda escolar provoca impactos positivos na região, tradicional produtora de milho, feijão e arroz para subsistência. “Agora, a demanda pelas hortaliças tem gerado interesse pela horticultura”, garante.
- Segundo Linhares, as condições de clima, solo e oferta de água são adequadas ao cultivo e a região metropolitana do Cariri é um atraente centro consumidor - com população aproximada de 800 mil pessoas de oito municípios, aponta. Para o técnico Carlos Belém, da Emater em Ipu, cidade que já produz hortaliças, o interesse é pelas novas tecnologias e cultivares.
A programação do curso, organizado pelo especialista Nozomu Makishima do Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF), está dividida em atividades teóricas e práticas e conta com palestras sobre sistemas de cultivo de hortaliças ministradas pelos pesquisadores Nuno Madeira e Ítalo Guedes, da Embrapa Hortaliças (Gama/DF).
Novas cultivares desenvolvidas por aquele centro de pesquisa serão apresentadas ao grupo, entre elas a batata-doce Beauregard. A cultivar de polpa alaranjada é recomendada pela Embrapa Hortaliças para cultivo no País. O material apresenta 10 vezes mais carotenóides, pró-vitamina A, do que suas principais concorrentes e rendimentos que variam entre 23 e 29 toneladas por hectare.
O gerente Fernando Matsuura, do Escritório de Negócios de Campinas, coordenador da capacitação, lembra que a parceria com a Emater é fundamental para fazer com que as tecnologias desenvolvidas pelos centros de pesquisa cheguem aos produtores de todas as regiões do país. As palestras do curso estão sendo ministradas no auditório da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), que apoia a iniciativa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura