Embrapa capacita equipe no tema das indicações geográficas

08.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

De 9 a 11 de dezembro, representantes das várias unidades da Embrapa participam do 1º Workshop Embrapa sobre Indicações Geográficas, em Bento Gonçalves/RS.

A cidade obteve, em 2002, a primeira indicação geográfica brasileira para os vinhos do Vale dos Vinhedos.

A atividade é promovida pela Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT) em parceria com a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) e visa internalizar os novos conceitos associados às indicações geográficas para apoiar as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação no âmbito da Empresa.

A indicação geográfica (IG) identifica um produto ou serviço como originário de um território (ou região ou localidade deste território) quando determinada qualidade, reputação ou outra característica do produto seja essencialmente atribuída à sua origem geográfica. O reconhecimento da origem é tão relevante para a economia e para o mercado que é passível de proteção intelectual. Essa regulamentação remete à tradição, à origem e à reputação que estão implícitas sob as noções de qualidade, notoriedade, autenticidade e tipicidade de tais produtos e/ou serviços.

Devido à sua atuação efetiva junto ao setor produtivo em todo o território nacional, a Embrapa tem condições de contribuir para o reconhecimento e qualificação de novas indicações geográficas no Brasil que podem contribuir para o desenvolvimento do agronegócio nacional.

Assim, a Assessoria de Inovação Tecnológica – AIT aprovou em 2007, dentro do Macroprograma 05, o projeto “Apoio a Estudos e Pesquisas para a Identificação e Criação de Indicações Geográficas”. De acordo com os dados levantados por esse projeto, dezoito Unidades da Embrapa já participam ou apresentam interesse em realizar estudos ou ações que estão relacionadas ao desenvolvimento de Indicações Geográficas no âmbito de suas atuações.

Após o levantamento destes dados, a AIT e a Embrapa Uva e Vinho - unidade com ampla e reconhecida experiência neste campo, sendo a instituição pioneira no reconhecimento de Indicações Geográficas no Brasil - organizaram o Workshop.

Segundo a analista da AIT, Maria Clara da Cruz, coordenadora do Projeto aprovado no Macroprograma 05, entre os principais objetivos do evento estão a capacitação dos empregados da Embrapa neste tema tão relevante para o agronegócio brasileiro, bem como a maior integração do trabalho da Empresa com os órgãos responsáveis pelo reconhecimento das IGs agropecuárias no Brasil (INPI e MAPA).

“A realização deste evento é muito importante dentro do Projeto, pois representa uma oportunidade para as Unidades da Embrapa estarem discutindo em conjunto a melhor forma de institucionalizar este tema na programação de pesquisa da empresa, levando-se em conta que as ações das Unidades neste tema necessariamente envolvem as áreas de P&D e transferência de tecnologia, que devem atuar de maneira articulada com o setor produtivo.”

Segundo o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Jorge Tonietto, um dos coordenadores do evento, o Workshop tem como objetivos discutir como a pesquisa e inovação da Embrapa podem contribuir para a qualificação e a sustentabilidade das indicações geográficas. Temas relativos à identificação de potenciais indicações geográficas, às estratégias de agregação de valor aos produtos em decorrência de sua identidade e territorialidade e os procedimentos legais para o reconhecimento de indicações geográficas no Brasil também serão abordados no evento.

“Ao término do evento, queremos que os participantes estejam aptos a desenvolver pesquisa e inovação para qualificar indicações geográficas de produtos agropecuários da suas regiões e possam atuar na visão de negócios das unidades”, comenta o pesquisador. A estratégia será fomentar a participação em projetos de forma multi-institucional e multidisciplinar.

Além da programação teórica, que contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, os participantes terão oportunidade de falar sobre os produtos das suas regiões que consideram potenciais para receber o reconhecimento como Indicação Geográfica. Também irão conhecer a região da indicação geográfica Vale dos Vinhedos e as regiões de Farroupilha e Pinto Bandeira, que estão se preparando para a certificação.

Viviane Zanella

Embrapa Uva e Vinho

54-3455-8084 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025