Embrapa Café realiza capacitação em inovação e avaliação de impacto da pesquisa

12.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

Começam esta semana dois eventos de capacitação de pesquisadores e analistas da Embrapa Café (Brasília-DF) e do Consórcio Pesquisa Café. O primeiro, “Diligência de Inovação: Metodologia para Análise e Avaliação de Tecnologias”, realizado dias 13 e 14 de julho, vai dar uma visão mercadológica aos participantes. O segundo, “Avaliação de impactos sócio-econômico-ambientais de inovações tecnológicas”, dias 15 e 16 de julho, vai ter como foco a identificação dos impactos das tecnologias geradas pela Unidade e instituições consorciadas. Ambos os eventos serão realizados em Campinas, SP, na Embrapa Informática Agropecuária.

Para a supervisora de negócio da Embrapa Café, Isabel Penteado, o oportunidade de realizar as capacitações em conjunto vai permitir formar multiplicadores com uma visão mais completa do processo científico e tecnológico. “Desenvolver ao mesmo tempo o olhar do impacto social, econômico e ambiental das tecnologias e seu processo de transferência, com o enfoque da inovação, é estratégico para a pesquisa em café e para o Brasil. Esperamos que a formação desses multiplicadores tenha o reflexo esperado em todo o processo da cadeia produtiva”, explica.

Co-organizado pela Embrapa Café e Embrapa Informática Agropecuária, terá também a participação de pesquisadores da Unidade de Campinas e de empregados da Embrapa Transferência de Tecnologia. Serão temas das palestras o contexto da inovação no Brasil e a análise e avaliação de tecnologias. Também serão apresentados e discutidos casos de diferentes setores e realizada oficina prática de análise.

Já o segundo evento, organizado numa parceria entre Embrapa Café, Secretaria de Gestão e Estratégia, Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Meio Ambiente, terá também a participação de representantes dessas Unidades e ainda da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP). Entre assuntos a serem discutidos estão a avaliação de impactos e gestão ambiental e o sistema Ambitec-Agro e a avaliação de impactos socioambientais de inovações tecnológicas agropecuárias no contexto institucional de PD&I. Os empregados Geraldo Stachetti, da Embrapa Meio Ambiente, Flávio Ávila e Daniela Marques, da SGE, e Junia Alencar, da Embrapa Transferência e Tecnologia, serão os palestrantes.

O treinamento em avaliação de impactos de inovações tecnológicas é resultados de projeto proposto pela Embrapa Café, aprovado pela Secretaria de Gestão e Estratégia – SGE, e que vai abarcar também as tecnologias das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café desenvolvidas no âmbito do Programa Pesquisa Café. “Identificamos a necessidade de valorar as tecnologias geradas no decorrer dos últimos dez anos, quando foi criada a nossa Unidade para coordenar o programa. Sabe-se que muitas delas já foram adotadas pelos cafeicultores, mas é de extrema importância quantificar o impacto de cada uma delas, não só para prestação de contas à sociedade, mas também para o realinhamento das ações de pesquisa e, consequentemente, da gestão da nossa unidade. De posse dessa informação, também teremos mais condições de justificar a importância dos investimentos em pesquisa e até incrementá-los”, detalha Isabel.

Embrapa Café

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025