Embrapa Café presta homenagem aos 150 anos do Ministério da Agricultura

29.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

O café chegou ao Brasil em 1727, pelas mãos de Francisco Mello Palheta e tornou-se, ao longo da história, um dos propulsores da riqueza nacional. A trajetória do produto nos 283 anos no Brasil é acompanhada desde os seus primórdios por organismos que abastecem o agronegócio café brasileiro com pesquisas científicas e tecnologias que inovam e desenvolvem o setor. Estes organismos, de grande respeitabilidade e competência, fazem parte do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.

Entre as instituições centenárias estão o Instituto Agronômico e a Universidade Federal de Lavras, que já ultrapassaram os 100 anos. Porém, a mais antiga instituição consorciada já completa este ano os 150 anos: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que comemora, esta semana, um século e meio de atuação na agropecuária brasileira. Por isso, a Embrapa Café, a consorciada mais nova entre as dez fundadoras, presta sua homenagem àquele ministério.

O Ministério da Agricultura passou a ser responsável pela política cafeeira em julho de 1999, a partir da medida provisória número 1911, que estabelecia a organização da Presidência da República e dos Ministérios Brasileiros a partir daquela data. Porém, o MAPA já se mostrava atuante no Consórcio Pesquisa Café desde sua constituição, em 3 de março de 1997, sendo uma das dez instituições signatárias. E mesmo antes da efetivação do consórcio, foi este ministério, junto com o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo que assinaram um Protocolo de Intenções, em 14 de agosto de 1996, se comprometendo a viabilizar as condições necessárias para a implantação do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, que é coordenado pela Embrapa Café e desenvolvido pelo Consórcio.

Hoje, treze anos após a sua criação, a parceria e o trabalho conjunto de todas as instituições consorciadas impulsionam a atuação do Consórcio Pesquisa Café em prol da inovação e do desenvolvimento do agronegócio café brasileiro. É por causa desse trabalho de pesquisa e desenvolvimento e da promoção do café brasileiro que, na última década, o Brasil vem melhorando, cada vez mais, a qualidade do seu produto que é comercializado no mercado interno e exportado para vários países do mundo. Essa melhoria da qualidade do produto final, juntamente com o aumento da produção sustentável do café serão os alicerces para que, em 2014, o Brasil possa vir a se tornar o maior consumidor de café do mundo, ultrapassando os Estados Unidos, primeiros colocados no ranking mundial.

Jurema Iara Campos

Área de Comunicação da Embrapa Café

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